Desenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais : aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues Júnior, José Florêncio-
Autor(es): dc.contributorMueller, Suzana Pinheiro Machado-
Autor(es): dc.creatorMartins, Maria Suely Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:04:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:04:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
Data de envio: dc.date.issued1988-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899229-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1988.-
Descrição: dc.descriptionCom base no Domínio Afetivo da Taxionomia de Objetivos Educacionais elaborou-se um instrumento para aferir o grau de apreciação de estudantes pela leitura. O instrumento, composto de vinte e cinco itens com quatro alternativas cada um, estabelece uma hierarquia de comportamentos em relação à leitura, com vistas a verificar a intensidade de apreciação pela leitura por parte de um grupo de estudantes. Esta hierarquia obedece à seqüência de níveis que constituem o Domínio Afetivo, a saber: Acolhimento, Resposta e Valorização. A coleta de dados foi efetuada junto a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Para testar a validade do instrumento utilizou-se dois critérios distintos: aplicação do questionário a dois grupos opostos, visando destacar características específicas e aplicação do Coeficiente de Correlação de Pearson, para verificar a homogeneidade das respostas. Os resultados demonstraram a validade do instrumento ao apresentarem diferença nos níveis alcançados pelos dois grupos pesquisados e a consistência da maioria das questões. Quanto à apreciação pela leitura a pesquisa posicionou a maioria da amostra nos níveis de Resposta e Valorização.-
Descrição: dc.descriptionThe study develops an instrument for measuring the degree of appreciation for reading among students, and is based on Affective Domain as defined in the Taxonomy of Educational Objectives, The instrument, comprising twenty-five items, each with four alternatives, establishes a behavioral hierarchy in relation to reading habits, in order to verify the intensity of appreciation for reading as shown by a group of stüdents. This hierarchy conforms to the level sequence which constitute Affective Domain, that is Receiving, Response and Valuing. Data was collected among undergraduate students in the Department of Library Science of the University of Brasilia. Two distincts criteria were used to test the validity of the instrument; a questionnaire was given to two opposite groups in order to point up specific characteristics, and verification of response homogeneity was done by means of the Pearson‘s Correlation Coefficient. The findings demonstrated the validity of the instrument by showing the different levels obtained by the two groups studied, and the consistency of the questionnaire. Results of the study place the majority of the sample on the Response and Valúing level regarding appreciation of reading.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectObjetos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteconomia - estudo e ensino-
Título: dc.titleDesenvolvimento e testagem piloto de um instrumento para aferir apreciação pela leitura baseado na taxionomia de objetivos educacionais : aplicação a alunos de graduação em Biblioteconomia da Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.