Protágoras em Platão : intertextualidade do Protágoras e a questão da unidade da excelência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCornelli, Gabriele-
Autor(es): dc.creatorAlcântara, Pedro Ivo Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:04:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:04:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899219-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente tese consiste numa interpretação do significado do uso da figura do personagem Protágoras dentro do corpus platonicum, especificamente no diálogo Protágoras, desde sua apresentação até a discussão da unidade das partes da excelência. A tese que se pretende defender é de que tal figura tem, no mencionado diálogo, uma função operacional de oposição à figura de Sócrates, cujo efeito repercute com coerência na República IV. O que se sustenta é que a função dessa oposição é a de distinguir uma imagem associável à figura de Protágoras, de kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), do projeto educacional próprio desenvolvido na obra platônica. Fazer uma opção de leitura que apresente possíveis conexões entre dois diálogos implica em se impor a abordagem de uma discussão sobre a organização do corpus platonicum. Assim, o trabalho abre com uma breve apresentação historiográfica do tema da organização do corpus platonicum, fixando-se sobre determinada tendência histórica de “abordagem cronológica” dessa organização. A primeira seção conclui apresentando um método de leitura próprio do corpus platonicum, nomeado método do “unitarismo literário”, que estabelece que uma interpretação sobre as conexões possíveis entre diálogos deve ter três momentos: um primeiro, que fixa a unidade do corpus pelo caráter literário; um segundo, que interpreta relações de diálogos do corpus sem pressupor questões sobre autoria ou ordem de produção; e um terceiro, conclusivo, que conflita a interpretação das relações com hipóteses vigentes sobre autoria e ordem de produção. O método visa tornar uma interpretação de relação entre os diálogos ao menos parcialmente independente de alterações decorrentes de especulação sobre ordem de composição. Na seção dois da tese, especula-se sobre o aqui chamado “Protágoras com hipotética existência histórica” (ou Peh). Tenta-se reconstruir – com uma postura tendente ao ceticismo quanto às possibilidades desse empreendimento – elementos mínimos de predicação para o Peh. O objetivo da seção dois é aferir tais elementos predicativos de Peh para, a partir deles, fundamentar a hipótese de que o corpus platonicum usa a imagem de Protágoras como meio filosófico-literário de distinguir o projeto contido no corpus da imagem pejorativa de kainḕ paideía criada por Aristófanes, alvo de sua pilhéria. A seção três apresenta uma leitura do Protágoras que foca na questão da unidade das partes da excelência. Sua finalidade é apontar que enxergar uma função na representação literária de Protágoras nesse diálogo pode dar mais clareza ao sentido contido na relação entre Coragem e Sabedoria na abordagem sobre a excelência em República IV.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis consists of an interpretation of the meaning of using the figure of the Protagoras character within the corpus platonicum, specifically in the dialogue Protagoras, from its presentation to the discussion on the unity of the parts of excellence. The thesis which intends to be defended is that such figure has, in the aforementioned dialogue, an operational function of opposing the figure of Socrates, whose effects impact coherently on the Republic IV. What is underpinned is that the function of this opposition is to distinguish an image associable to the figure of Protagoras, of kainḕ paideía (Ar. Nub. 962), in the educational project developed in Plato's work. The making of a reading choice that presents possible connections between two dialogues implies the imposition of approaching a discussion about the organization of the corpus platonicum. Thus, the work opens with a brief historiographical presentation of the theme of organization of the corpus platonicum, focusing on a particular historical tendency to take a “chronological approach” for this organization. The first section concludes by presenting its own method of reading the corpus platonicum, called “literary unitarism”, which establishes that an interpretation of the possible connections between dialogues must have three moments: the first, which establishes the unity of the corpus by its literary character; the second, which interprets dialogue relations within the corpus without presupposing issues regarding authorship or order of production; and a third, conclusive one, which conflicts the interpretation of these relations with prevailing hypotheses about authorship and order of production. The method aims to interpret the relationship between the dialogues at least partially independent from alterations resulting from speculation about the order of composition. The section two of the thesis speculates on the here called “Protagoras with hypothetical historical existence” (or Peh). An attempt is made to reconstruct – with an attitude tending towards skepticism regarding the possibilities of this undertaking – minimal elements of predication for Peh. The objective of section two is to assess such predicative elements of Peh to, from them, support the hypothesis that the corpus platonicum uses the image of Protagoras as a philosophical-literary means of distinguishing the project contained in the corpus from the pejorative image of kainḕ paideía created by Aristophanes, target of his mockery. Section three presents a reading of Protagoras that focuses on the question of the unity of the parts of excellence. Its purpose is to point out that seeing a function in the literary representation of Protagoras in this dialogue can better clarify the meaning contained in the relationship between Courage and Wisdom in the approach to excellence in Republic IV.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Metafísica-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPlatão - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectProtágoras-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade da excelência-
Título: dc.titleProtágoras em Platão : intertextualidade do Protágoras e a questão da unidade da excelência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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