
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Duque, Cláudio Gottschalg | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Daniel Alves Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:04:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:04:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899078 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. | - |
| Descrição: dc.description | Recentes estudos sobre a percepção visual de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) demonstraram uma deficiência em seus sistema dopaminérgico no que se refere à percepção das cores azul e amarelo. Estes resultados permitem inúmeras questões com relação à percepção visual de informações como um todo. Até o presente momento, ainda não tinham sido exploradas pesquisas no campo da ciência da informação que pudessem corroborar com esses resultados, dando continuidade aos estudos sob os aspectos semióticos das informações originadas sob o foco da arquitetura da informação. Esta pesquisa insere-se no contexto da acessibilidade da informação, largamente discutido, contudo, extrapola os limites já conhecidos das deficiências auditivas e visuais. Estudos recentes têm demonstrado que os portadores de TDAH envolvem-se com maior frequência em acidentes, entretanto ainda não havia estudos que investigassem a possível relação dos acidentes com a dificuldade de percepção de determinados padrões de organização das informações destinadas à orientação, sinalização e alertas de prevenção de acidentes. A fim de se realizar um estudo sobre o processo de percepção, esta pesquisa realizou um experimento com pessoas com o transtorno e pessoas que não o têm diagnosticado. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Recent studies about the visual perception of people with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) showed a deficiency in their dopaminergic systems related to the perception of the colors blue and yellow. These results enable numerous issues about the visual perception of information as a whole. Until now, researches about information science had not been explored so that could corroborate with these results, continuing the studies under the semiotic aspects of information derived from the point of information´s architecture. This research is inserted in the context of information’s accessibility, widely discussed; however, it goes beyond the known limits of hearing and visual impairment. Recent studies have shown that patients with ADHD are engaged more frequently in accidents, even though there were no studies to investigate the possible relation between the accidents and the difficulty of perception of certain organization of information patterns for the orientation, signaling and alerts accident prevention. In order to conduct a study on the perception’s process, this research conducts to an experiment with people with the disorder and people who do not have it diagnosed. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | - |
| Título: dc.title | Percepção visual da informação de orientação, sinalização e alertas de prevenção de acidentes dos portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: