Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarães, Vera Regina Fernandes Silva-
Autor(es): dc.creatorMartins, Emerson Fachin-
Autor(es): dc.creatorCipriano Júnior, Gérson-
Autor(es): dc.creatorPoppe, Ana Carolina Acevedo-
Autor(es): dc.creatorPinho, Diana Lúcia Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:04:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:04:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7094-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502010000200014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899048-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: A visível exaustão do modelo tradicional na formação do fisioterapeuta, a proposição de um novo perfil profissional e a mudança na abordagem no processo saúde-doença, que passa a observar a funcionalidade, vem estimular a necessidade de novos projetos pedagógicos para o ensino da fisioterapia. Este deve incluir uma perspectiva de transformação social e econômica da população regional, nesse caso o da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. OBJETIVO: Apresentar uma proposta de projeto pedagógico para curso de graduação em fisioterapia, valorizando a formação focada na funcionalidade humana em cenários de prática profissional propostos pelo Sistema Único Saúde (SUS). RESULTADOS: O currículo está sendo construído numa perspectiva inovadora com propostas no âmbito geral (núcleos modo de vida, sistemas biológicos, instrumentalização em fisioterapia e cenários das práticas em fisioterapia); no âmbito específico (manutenção da saúde, processo saúde-doença, atenção à saúde, funcionalidade humana, processo permanente de formação); e no âmbito complementar (atividades de pesquisa e extensão). A proposta de projeto pedagógico foi pensada de forma a contemplar os objetivos gerais e específicos esperados, bem como dos perfis profissional e social. A indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão assume uma referência na relação professor-estudante pela compreensão das atividades de pesquisa e extensão como elementos fundamentais do processo ensino-aprendizagem vinculado à vivência no contexto real, concretizando a relação teoria e prática, e com foco no SUS. CONCLUSÃO: A diversificação das práticas no contexto do SUS inclui uma perspectiva de transformação social e econômica da população no cenário social e político do Distrito Federal. Nesse contexto, prioriza-se a formação do profissional fisioterapeuta generalista, reflexivo e crítico, envolvido desde o princípio com o atendimento à comunidade nos diferentes níveis de atenção, voltado aos aspectos da funcionalidade humana.-
Descrição: dc.descriptionINTRODUCTION: The visible exhaustion of the traditional teaching model for physiotherapy, along with a new professional profile and a change in the approach to the health-illness process (which has come to include functionality), has stimulated the need for new pedagogical projects for teaching physiotherapy. This should include a perspective of social and economic transformation of the regional population (in this case, the administrative region of Ceilândia, in the Federal District, Brasília, Brazil). OBJECTIVE: To present a pedagogical project for the undergraduate course in physiotherapy stressing education focused on human functionality in scenarios of professional practice,e proposed by the Brazilian public healthcare system. METHODS: The curriculum is being constructed in an innovating perspective with proposals regarding the general realm (lifestyle centers, biological systems, physiotherapy skills and scenarios of physiotherapy practices), specific realm (health maintenance, health-illness process, healthcare, human functionality, process of permanent education) and complementary realm (research and extension activities). RESULTS: The pedagogical project proposal was carried out in such a way as to complement the expected general and specific goals as well as professional and social profiles. The indissociability of teaching-research-extension presumes a reference in the professor-student relationship for the comprehension of research and extension activities as fundamental elements of the teaching-learning process linked to experience in the actual context, thereby concretizing the relationship between theory and practice, focusing on the public healthcare system. CONCLUSION: The diversification of practices in the context of the public healthcare system includes a perspective of social and economic transformation in the population within the social and political scenario of the Federal District. In this context, priority is given to the education/training of generalist, reflexive, critical physiotherapists, involved from the beginning with community service on different levels of healthcare, addressing aspects of human functionality in accordance with the needs of the Brazilian public healthcare system.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
Descrição: dc.descriptionCurso de Enfermagem (FCE-ENF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão-
Título: dc.titleProjeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília-
Título: dc.titlePedagogical plan for the physiotherapy program of the University of Brasilia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.