Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Luiz Honorato da | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Elias Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:04:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:04:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20861 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899040 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016. | - |
Descrição: dc.description | Na avaliação de políticas públicas, diferentes instrumentos foram incorporados nos últimos anos como mecanismos gerenciais e de prestação de contas à sociedade. A avaliação de impacto é um destes instrumentos. No que diz respeito à Educação Profissional e Tecnológica Federal, enquanto política pública, significativos investimentos foram realizados após a publicação da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 que cria a Rede de Educação Profissional e Tecnológica, com a ampliação das unidades e da oferta educacional. Nesta pesquisa, a avaliação do desempenho desta política pública foi o aluno, sua inserção na vida laboral e no mundo do trabalho. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral realizar uma avaliação de impacto desta oferta educacional tendo a inserção no mundo do trabalho como referência de análise, por meio da utilização do método diferenças em diferenças, aplicado aos dados dos alunos egressos concluintes ou não dos cursos técnicos de Hospitalidade e Lazer, Serviços Públicos e Informática do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília, buscando compreender qual a contribuição desta formação para a inserção dos mesmos no mundo do trabalho. Os resultados encontrados, não conclusivos, reforçam a necessidade do aprofundamento de estudos estatísticos e de mecanismos e ferramentas para avaliação desta importante política pública, bem como a identificação de nossas variáveis explicativas, que possibilitem tornar o modelo ainda mais robusto. | - |
Descrição: dc.description | In the evaluation of public policies, various instruments have been incorporated in recent years as management mechanism and accountability to society. The impact assessment is one of these instruments. In regards of Federal Professional and Technological Education, as a public policy, significant investments were made after the publication of Law n. 11,892 of December, 29 of 2008 creating the Professional and Technological Education Network, with the expansion of the units and educational offer. In this research, the evaluation of the of this public policy performance was the student, their integration into working life and the world fo labor. Thus, this research aimed to carry out an impact assessment of this educational offer using the inclusion in the labor market as an analytical reference, by using the method difference in differences, applied to the data of the graduating and non-graduating students of the technical courses Hospitality & Entertainment, Public Services and Computer Course of Brasília Campus from Brasília Federal Institute, seeking to understand the contribution of this training for the their insertion in the job market. The found results point to the need of deepening to the statistic studies and mechanisms and tools to the evaluation of this important public policy, as well as the identification of our variables explanations that makes possible make the model even more robust. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho - Brasil | - |
Título: dc.title | Avaliação de impacto da formação técnica para inserção dos alunos egressos do campus Brasília no mundo do trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: