
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Clara | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanello, Valeska | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:04:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:04:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/899035 | - |
| Descrição: dc.description | Recursos midiáticos representam uma tecnologia de gênero poderosa na sociedade ocidental atual, expondo constantemente representações sociais diferenciadas para homens e mulheres. Tendo em vista que os desenhos de animação veiculados para crianças estabelecem um dos primeiros contatos com estes recursos, o presente estudo pretendeu identificar os estereótipos e valores de gênero que atravessam quatro filmes de animação de Walt Disney: “Cinderela”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia” e “Mulan”. Foram analisadas tanto as cenas como as músicas presentes nestes desenhos. A análise aponta para a representação, reafirmação e (re)construção do dispositivo amoroso como caminho privilegiado de subjetivação das mulheres. ____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | Media resources represent a powerful technology of genre in current Western society, constantly exposing differentiated social representations of men and women. Considering that animation movies are one of the first contacts children make with these resources, the present study proposed to identify gender stereotypes and values that cross four Walt Disney animation films: “Cinderella”, “Beauty and the Beast”, “The Little Mermaid”, and “Mulan”. In this study, both scenes as well as songs from these films were analyzed. The results point to the representation, reaffirmation and (re) construction of the love device as the privileged road to women’s subjectivation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | UFBA - FFCH - NEIM - PPGNEIM | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Feminismos - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0). Fonte: http://www.feminismos.neim.ufba.br/index.php/revista/index. Acesso em: 20 fev. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho animado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amor | - |
| Título: dc.title | Tecnologias de gênero e dispositivo amoroso nos filmes de animação da Disney | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: