Nova geração de servidores públicos federais : valores, expectativas, comprometimento organizacional e intenção de rotatividade

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Autor(es): dc.contributorNeiva, Elaine Rabelo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Pedro Cavalcanti Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:04:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:04:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22160-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22160-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898959-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Economia e Gestão do Setor Público, 2016.-
Descrição: dc.descriptionDurante toda a década de 1990, o país vivenciou um período de ajustes macroeconômicos, sendo uma das principais medidas de contenção de gastos a redução no número de servidores empregados na Administração Federal. Essa medida gerou um déficit na força de trabalho do Poder Executivo. Na década seguinte, boa parte desse déficit foi superada com a contratação de cerca de 100 mil novos servidores. Esses servidores, no entanto, eram em sua maioria representantes de uma nova coorte geracional, com experiências históricas e de vida diferentes daqueles que já ocupavam cargos na Administração. Isso, supostamente, poderia provocar conflitos geracionais, se, de fato, como a teoria de gerações preconiza, as vivências históricas forem capazes de provocar mudanças nos valores, expectativas e comportamentos das coortes geracionais. O objetivo principal deste trabalho foi estudar essas diferenças geracionais entre os servidores público federais, em especial identificar os valores e as expectativas profissionais (organizacionais e na carreira) que poderiam caracterizar a nova geração de servidores e o impacto dessas variáveis no comprometimento organizacional afetivo e na intenção de rotatividade. Para tanto, foi avaliada uma amostra de 228 servidores de Executivo Federal, de três grupos geracionais. Os resultados da pesquisa trouxeram evidências de que, na comparação intergeracional, há diferenças significativas em duas dimensões de valores pessoais definidas por Schwartz, quais sejam: Conservação - com valores como POLIDEZ, ORDEM SOCIAL, SEGURANÇA NACIONAL, RESPEITO PELA TRADIÇÃO, etc. - e Autotranscedência - composta por valores como IGUALDADE, HARMONIA INTERIOR, JUSTIÇA SOCIAL, SENTIDO DA VIDA, etc. Em se tratando das expectativas, os dois grupos geracionais avaliados se distinguem apenas em critérios relacionados ao conflito entre carreira e vida pessoal. Por fim, a validação de um modelo de equações estruturais mostrou uma relação de dependência estatisticamente considerável entre os valores, expectativas e Comprometimento Organizacional Afetivo. Além disso, o comprometimento se mostrou um mediador da relação das demais variáveis com a Intenção de Rotatividade.-
Descrição: dc.descriptionThroughout the 1990s, Brazil has experienced a period of macroeconomic adjustments. One of the main initiatives was to reduce the number of employees in Federal Administration. This has created a deficit in Executives´s workforce. During the next decade, much of this deficit was overcome with the hiring of about 100 thousand new public employees. These employees, however, were representatives of a new generational cohort, with different historical and life experiences. This supposedly could cause generational conflicts, if, in fact, as the theory of generations advocates, historical experiences are capable of cause values, expectations and behaviors changes. The main objective of this paper was to explore these generational differences among federal public employees, especially to identify the values and professional expectations that could characterize the new generation and the impact of these variables on affective organizational commitment and turnover intentions. The survey results brought evidence that, among generations, there was significant differences in two dimensions of Schwartz's personal values: Conservation - values such as SOCIAL ORDER, NATIONAL SECURITY, TRADITION - and Self-transcendence – formed by values as EQUALITY and SOCIAL JUSTICE. In terms of expectations, the two generational groups were distinguished only on criteria related to the conflict between career and personal life. Finally, the validation of a structural equation model showed a statistically significant dependence between values, expectations and Affective Organizational Commitment. In addition, the commitment proved to be a mediator of the relationship of other variables with the Turnover Intentions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectServidores públicos federais-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectRotatividade de pessoal-
Título: dc.titleNova geração de servidores públicos federais : valores, expectativas, comprometimento organizacional e intenção de rotatividade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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