Efeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPorto, Rafael Barreiros-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rafaela da Rocha-
Autor(es): dc.creatorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:03:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:03:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30861-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v19i65.2911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898892-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: o trabalho avaliou dinamicamente a efetividade das atividades de marketing na geração de vendas de produtos, receita e lucratividade de uma microempresa, um contexto pouco pesquisado em marketing. Metodologia: realizou-se uma pesquisa multinível de corte longitudinal com dados em painel diário de 5.800 produtos vendidos e em séries temporais mensais no nível empresarial, contendo 26 meses de registros comerciais e financeiros de uma microempresa (drogaria). Regressões em painel e em séries temporais foram executadas. Resultados: os resultados apontam que (1) as atividades de marketing, em especial a elasticidade de preço, geram com bastante precisão as vendas dos produtos, (2) a estimativa agregada do total das atividades de marketing prediz a receita e a lucratividade da empresa em base mensal e (3) na empresa investigada, se as atividades de marketing forem intensificadas na mesma proporção do aumento de custos de mercadorias e produtos, elas não são eficientes na geração do lucro. Contribuições: esta pesquisa auxilia as investigações referentes às relações micro→macronível de análise com dados comerciais e financeiros para que haja junção das decisões de marketing com finanças.-
Descrição: dc.descriptionPurpose: this study dynamically assessed the effectiveness of marketing activities in the generation of product sales, revenue, and profitability in a micro-enterprise, a context that lacks research in marketing. Design/methodology/approach: a longitudinal multilevel study was conducted using daily panel data for 5,800 products sold and monthly time series on the business level, involving 26 months of commercial and financial records for a micro-enterprise (a drugstore). Panel and time series regressions were performed. Findings: the research shows that (1) marketing activities, in particular price elasticity, quite accurately generate product sales, (2) the aggregated estimate of total marketing activities predicts monthly company revenue and profitability, and (3) in the investigated company, if marketing activities are intensified in the same proportion to increase costs in products and goods, they are not efficient in generating profit. Originality/value: this research supports investigations concerning micro→macro level analysis relationships with commercial and financial data in order to merge marketing decisions to finance.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherFundação Escola de Comércio Álvares Penteado-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Gestão de Negócios - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000300432&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectLucros-
Palavras-chave: dc.subjectVendas-
Título: dc.titleEfeito multinível das atividades de marketing nas vendas, receita e lucratividade em microempresa-
Título: dc.titleThe multilevel effect of marketing activities on sales, revenue and profitability in a micro-enterprise-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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