Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dal Rosso, Sadi | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Hélvia Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Rêses, Erlando da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:03:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:03:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21978 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072011000200009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898775 | - |
Descrição: dc.description | O surgimento do sindicalismo docente de educação básica constitui o objeto de análise deste artigo. São estudados dois casos de formação de sindicatos: São Paulo e Rio de Janeiro. A questão subjacente consiste em entender porque o sindicalismo docente surgiu décadas após o sindicalismo operário no Brasil. Para a construção de organização sindical são necessárias condições objetivas e subjetivas de parte do grupo social em movimento. Nossa hipótese é de que condições relativas à formação da consciência dos trabalhadores assalariados, tanto quanto condições objetivas, são imprescindíveis para qualquer tipo de organização sindical, particularmente para os docentes de educação básica. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the emergence of elementary school teachers' labor unions. Two case studies are analyzed, São Paulo and Rio de Janeiro. The aim of this paper is to understand why teachers' unions were created decades after the emergence of working class unions. The creation of labor unions by the social group in question requires objective and subjective conditions. Our hypothesis is that, besides the objective conditions, rising worker's awareness is also essential for the emergence of any type of union organization, particularly teachers' labor unions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Pro-Posições - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200009. Acesso em: 25 maio 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicatos - professores | - |
Título: dc.title | Condições de emergência do sindicalismo docente | - |
Título: dc.title | Conditions for the emergence of teachers' labor unions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: