Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Tiago Barros Ponte e | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Jaqueline Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:03:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:03:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40647 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898696 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Recursos de visualização de dados oferecem diversos benefícios cognitivos e comunicativos para o acesso à informação. O crescente volume de dados e fontes de informação, por sua vez, contribui para que estes recursos se façam cada vez mais presentes para o público que se torna dependente de um jornalista de dados como um curador de informação. Esta seleção de conteúdos e abordagens é uma possível forma de enviesamento de informações e permite que estas mesmas ferramentas de visualização de dados sejam utilizadas como recurso de desinformação. Para suscitar avaliações sobre potenciais fontes de vieses na delimitação da informação narrativa nos dados, avaliamos estruturas visuais e, sobretudo de resposta interpretativa em dois grupos. Ao confrontar os resultados, percebemos que o grupo onde a estrutura narrativa da visualização de dados era mais evidente se julgava mais alarmado com o conteúdo representado. O grupo ainda percebia o recorte como mais fidedigno à realidade que o grupo de controle. Finalmente, a partir dos pontos que fomentaram discrepâncias avaliativas, estabeleceu-se uma relação entre modelos de fragilização de conteúdos visuais com os aspectos narrativos encontrados. O conteúdo desta pesquisa, mesmo não sendo definitivo junto ao tema, abre margem para que melhorias sejam propostas no âmbito da literacia visual gráfica e para que novas pesquisas continuem no desenvolvimento do tema. | - |
Descrição: dc.description | Data visualization features offer several cognitive and communicative benefits for accessing information. The growing volume of data and information sources, in turn, con- tributes to making these resources increasingly present to the public who become dependent on a data journalist as an information curator. This selection of content and approaches is a possible way of biasing information and allows these same data visualization tools to be used as a resource for misinformation. To elicit assessments of potential sources of bias in the delimitation of narrative information in the data, we evaluated visual structures and, above all, interpretative responses in two groups. When confronting the results, we noticed that the group where the narrative structure of the data visualization was more evident felt more alarmed by the represented content. The group still perceived the cut as more reliable to reality than the control group. Finally, from the points that fostered evaluative discrepancies, a relationship was established between models of visual content fragility with the narrative aspects found. The content of this research, although not definitive to the theme, opens room for improvements to be proposed within the scope of graphic visual literacy and for new research to continue in the development of data visualization. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Design (IdA DIN) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacia visual gráfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design de informação | - |
Título: dc.title | Construções narrativas em visualização de dados : o viés da informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: