Recorrido de arte computacional : hacia la palabra en performance descubrimientos y andanzas con la e-guitarra «palito-elefante» y…

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturelli, Suzete-
Autor(es): dc.creatorMuñoz Romero, Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:03:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:03:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898677-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação que tem nas suas mãos ou olhos, da conta de um percurso que tem sido andado pelo autor desde há quase 15 anos, na amalgamação de sua prática artística multifacética nas áreas de arte-design, som-música, e literatura, a traves do ponto-comum-guitarra-filha-voz, «Palito-elefante» (ou «Gravatoelefante» na versão em português1 ) /*Eli para amigues*/, na sua construção “desde zeros”, uso, e transformações ao longo dos anos, para terminar nas mudanças ocorridas neste Mestrado 2019-2021, do PPGAV, IdA, da UnB. São explorados aspectos relevantes para a Arte Computacional, campo no que a dissertação se localiza, com o intuito de conectar este campo com outros da Arte contemporânea e a Música. Dos caminhos andados na vida do autor, de pesquisa acadêmica e artística /*e de vida*/, graças ao texto, se reconhecem uma série de conceitos entretecidos que vão propor olhares novos para metodologias de criação, conectando as artes e as tecnologias; estes são: 1/ a serendipidade, 2/ o acaso, 3/o presente, 4/ a transdisciplinaridade, e 5/o «DIY» ou faça você mesmo. Estes conceitos também funcionam como fios, pelos que a escrita do texto se junta, construindo o sentido para o encontro de áreas diferentes. Do percurso, as áreas de arte-design (cap 1), e som-música (cap 2), são tratadas com maior desenvolvimento no texto, deixando para o cap 3, reflexões no campo da «literatura eletrônica» e os novos andamentos de «Gravato-elefante». O texto é como subproduto, uma localização de algumas tecnologias, tanto de hardware como software, para som e Arte Computacional, nos últimos 30 anos de história, num contexto «glocal». E também é um encontro das vozes e facetas do autor (como heterônimos ou alter egos), que na maior parte do texto estão participando e evidenciando-se, com fontes ou tipografias diferentes, para fazer visível as intenções e convergências de seus pontos de vista /*os do autor engraçado disto*/-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe dissertation you have on your hands or eyes, gives account of a trajectory that has been walked by the author during almost 15 years, in the amalgamation of his multifaceted artistic practice in the areas of artdesign, sound-music, and literature, through the common-point-electric-guitar-daughter-voice, «Palitoelefante» («Elephant-twig» on the English version) /*Eli for friends*/, on its construction “from zeroes”, use, and transformations through-out the years, to end on the changes happened on this Master 2019-2021, of the PPGAV, IdA, at the UnB. Relevant aspects for Computational Art, are explored, field in which this dissertation is localized, with the purpose of connecting this field with some others of the Contemporary Art, and Music fields. Inside the paths walked in the life of the author, of academic and artistic /*and life*/ research, thanks to the text, a series of intertwined concepts are being acknowledged; these are: 1/serendipity, 2/chance, 3/the present, 4/transdisciplinarity, and 5/«DIY» or Do It Yourself. These concepts also work as a sort of threads, through which this text’s writing is put together, building the sense for the encounter of different areas. From the trajectory, the art-design (chap 1), and sound-music(chap 2) areas, are given more development on the text, leaving for chapter 3, reflections on the «electronic literature» field and new advances of «Elephant-twig». The text is, as a subproduct, a localization of some technologies, of hardware and software kinds, for sound and Computational Art, inside the last 30 years of history, in a «glocal» context. It is also an encounter of the voices and facets of the author (as heteronyms or alter egos), which are participating and evidencing themselves in the majority of the text, through different fonts or typographies, to make visible, the intentions and convergencies of his points of view /*the ones of the gracious author of this all*/.-
Descrição: dc.descriptionLa disertación que tiene en sus manos u ojos, da cuenta de un recorrido que ha sido andado por el autor desde hace casi 15 años, en la amalgamación de su práctica artística multifacética en las áreas de artediseño, sonido-música, y literatura, a través del punto-común-guitarra-eléctrica-hija-voz, «Palitoelefante» /*Eli para amigues/*, en su construcción “desde ceros”, uso y transformaciones a lo largo de los años, para terminar en los cambios ocurridos en esta Maestría 2019-2021, del PPGAV, IdA, de la UnB. Son explorados aspectos relevantes para el Arte Computacional, campo en el que la disertación se localiza, con el propósito de conectar este campo con otros del Arte Contemporáneo y la Música. De los caminos andados en la vida del autor, de investigación académica y artística /*y de vida*/, gracias al texto, se reconocen una serie de conceptos entretejidos que van a proponer nuevas miradas para metodologías de creación, conectando las artes y las tecnologías; estos son: 1/la serendipidad, 2/el acaso, 3/el presente, 4/la transdisciplinariedad, y 5/el «DIY» o haga usted mismo. Funcionan también estos conceptos, como hilos, por los que la escritura del texto se junta, construyendo el sentido para el encuentro de áreas diferentes. Del recorrido, las áreas de arte-diseño (cap 1), y sonido-música (cap 2), son tratadas con mayor desarrollo en el texto, dejando para el cap 3, reflexiones en el campo de la «literatura electrónica» y las nuevas andanzas de «Palito-elefante». El texto es como subproducto, una ubicación de algunas tecnologías, tanto de hardware como software, para sonido y Arte Computacional, dentro de los últimos 30 años de historia, en un contexto «glocal». Y también es un encuentro de las voces y facetas del autor (como heterónimos o alter-egos), que en la mayoría del texto están participando y evidenciándose, con fuentes o tipografías diferentes, para hacer visibles las intenciones y convergencias de sus puntos de vista /*los del autor gracioso de esto*/.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectArte computacional-
Palavras-chave: dc.subjectSom experimental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura eletrônica-
Palavras-chave: dc.subjectSerendipidade-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade-
Título: dc.titleRecorrido de arte computacional : hacia la palabra en performance descubrimientos y andanzas con la e-guitarra «palito-elefante» y…-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.