Diversidade e desconstrução de preconceitos : estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBranco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu-
Autor(es): dc.creatorPaula, Luciana Dantas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:02:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:02:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898518-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.-
Descrição: dc.descriptionHá muitos desafios presentes na prática educativa. Tais desafios são, frequentemente, relacionais e envolvem a questão de preconceitos. Existem iniciativas que buscam formas de transformar essa realidade e construir um ambiente mais acolhedor para os estudantes e todos os membros da comunidade escolar. Assim, vale a pena investigar projetos que tenham a intenção de promover o respeito e bem-estar na escola, assim como, descontruir preconceitos. A partir da perspectiva da Psicologia Cultural, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar conceitos, crenças, práticas culturais e práticas pedagógicas relacionadas com a desconstrução de preconceitos com base no projeto X implementado em uma escola pública de Ensino Fundamental II do DF. Foram adotados procedimentos de observação participante, realizadas seis entrevistas individuais semi-estruturadas com gestores e professores. Ao final foi realizado um grupo focal com uma turma de 25 alunos do 9º ano. Alguns fatores de sucesso identificados foram: o engajamento e a motivação dos profissionais, o apoio e suporte da equipe gestora e o reconhecimento da importância do diálogo ao tratar de temas sensíveis como a violência doméstica, sexismo, racismo e LGBTfobia, que eram os temas do projeto. Os profissionais se mostraram sensíveis às temáticas da diversidade e bastante comprometidos a criar na escola um ambiente respeitoso em que os estudantes se sintam seguros e pertencentes àquele local. Os alunos se mostraram dispostos e interessados nos temas do projeto, pois tinham relação com suas vidas. Percebemos que as principais dificuldades na manutenção do projeto foram: traduzir, na prática, as intenções dialógicas, lidar com o quanto temas sensíveis mexem com valores e crenças pessoais (dos professores e alunos), e motivar toda a equipe docente da escola em relação ao projeto. Identificamos que oportunizar trocas verdadeiramente dialógicas é um caminho fértil para a desconstrução de preconceitos, pois é por meio da reflexão e do diálogo que mobilizam os afetos humanos mais profundos e podemos, assim, transformá-los. Ou seja, não bastam, apenas, aulas expositivas para abordar os temas sensíveis que estão ligados à desconstrução de preconceitos. É preciso pensar em metodologias dialógicas que conectem o que está sendo abordado com a realidade, experiência e interesse dos alunos. Sabendo, portanto, das dificuldades inerentes às relações humanas é que enfatizamos a importância de que os educadores tenham espaço para falar sobre seus medos, angústias, frustrações, e, também, suas experiências de felicidade, orgulho e sucesso. Precisamos, enquanto sociedade, investir no desenvolvimento de uma educação na qual prevaleça o respeito às pessoas, sejam elas adultos, idosos, jovens ou crianças, pois assim poderemos caminhar na direção de um projeto de sociedade mais justa e democrática.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThere are many challenges present in educational practices, and such challenges are often relational. It is extremely challenging, for teachers, to deal with situations of conflict and violence in schools, especially because such situations are permeated by prejudices. There are initiatives that try to find ways to transform this reality and build a safer, more welcoming environment for students and all members of the school community. Thus, it is productive to investigate how it has been for the members of such schools to experience projects that are intended to promote respect and well-being among people, as well as to encourage the deconstruction of prejudices. From the perspective of Cultural Psychology, the present research had the objective of identifying and analyzing concepts, cultural and pedagogical practices related to the deconstruction of prejudices based on the project X implemented in a public school of Elementary Education in the Brazil’s Federal District. Participant observation procedures were adopted to investigate activities related to project X; six semi-structured individual interviews were conducted, two with school administrators, in charge of the project, and four interviews with teachers; a focus group was also conducted with a class of 25 students of the 9th grade. Some of the success factors we identified were: the engagement and motivation of the professionals; the support the school staff, and the recognition of the importance of dialogue in dealing with sensitive issues such as domestic violence, sexism, racism and LGBTophobia, which were topics addressed by the project. Professionals revealed to be sensitive to diversity issues and very committed to creating a respectful environment in which students would feel safe and develop a sense of belonging. The students were willing and interested in the project’s topics, because they were related to their lives. We noticed that the main difficulties in maintaining the project were: to translate the dialogical intentions into practices; to deal with sensitive subjects that affect personal values and beliefs (teachers’ and students’); to motivate the whole teaching staff of the school in relation to the project. We concluded that creating opportunities for truly dialogical exchanges is a fertile way to deconstruct prejudices, because it is through reflection and dialogue that we mobilize our deepest affections and transform them. That is, lectures are not enough to address those sensitive issues linked to the deconstruction of prejudices. It is necessary to think of dialogical methodologies that connect those topics with the reality, experience and interest of the students. Knowing the inherent difficulties of human relationships, we emphasize the importance of educators having a space to talk about their fears, anguishes, frustrations, as well as their experiences of happiness, pride, and success. As a society, we need to invest in developing an education in which respect for people prevails, be they adults, elderly, adolescents or children, so that we can move towards a more just and democratic society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceito-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Título: dc.titleDiversidade e desconstrução de preconceitos : estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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