Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fleischer, Soraya Resende | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Natália Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23731 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23731 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898438 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2017. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é resultado de um estudo etnográfico sobre a vacinação do HPV, realizado em uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo desta pesquisa é conhecer o mundo social que envolveu a vacina dentro da escola, a partir da construção que os atores envolvidos - profissionais da educação e da saúde, mães e pais, meninas e meninos, fizeram ou possuíam sobre a vacinação do HPV. As vacinas têm-se revelado, diria historicamente, uma fonte de prevenção, de fortalecimento do corpo. Mas como um processo apropriado, tanto pelo Estado como pelo ser humano, sofreu e sofre vários tipos de interpretações e apropriações, extrapolando o mundo biomédico e ganhando diferentes contornos sociais e culturais. Tudo isso releva diversos posicionamentos, sejam com o próprio corpo, para com/ou da família, com os poderes institucionais. Quando nos deparamos com uma vacina que chegou ao Brasil há pouco, realizada apenas em corpos femininos muito jovens, esses ainda representados por seus pais, e que recebem a dose fora de seu campo jurisdicional “natural” – as unidades médicas – mas sim, dentro de uma instituição de ensino, este contexto vacinal se torna ainda mais interessante. É sobre a trajetória da vacina HPV e seus desdobramentos que esta pesquisa se debruçou. | - |
Descrição: dc.description | The present work is the result of an ethnographic study on HPV vaccination, carried out in a public school in the Federal District. The objective of this research is to know the social world that involved the vaccine within the school, from the construction that the actors involved - professionals of education and health, mothers and fathers, girls and boys, did or had on this one. The vaccine has been, I would say historically, a source of prevention, of strengthening the body. But as an appropriate process, both by the State and by the human being, it suffered and undergoes various types of interpretations and appropriations, extracting the biomedical world and gaining different social and cultural contours. All of this relies on several maneuvers, be it with the body itself, towards the family, with institutional powers. When we are faced with a vaccine that has recently arrived in Brazil, carried out only on very young female bodies, those still represented by their parents, and receiving the dose outside their "natural" jurisdictional field - the medical units - but within Of an educational institution, this vaccine context becomes even more interesting. It is about the trajectory of the HPV vaccine in a school and the social world that it involved, this research looked at. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vacinação | - |
Palavras-chave: dc.subject | HPV - vírus | - |
Título: dc.title | Quando a vacina entra na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: