Cinema e história, comoção e melancolia : memórias da última ditadura militar no cinema argentino (1985-2011)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Jaime de-
Autor(es): dc.creatorGomes, Salatiel Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:02:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:02:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17816-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898398-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.-
Descrição: dc.descriptionNesta tese, lançamos mão da cinematografia argentina que se desenvolve a partir da abertura democrática, e investigamos seu comportamento discursivo no interior dos embates (em torno das memórias da repressão militar e suas sequelas) que têm feito do passado o objeto de um insolúvel litígio. Na persecução desse intento, fazemos uso de categorias tomadas da crítica literária, da filosofia, da psicologia social e da psicanálise para perscrutar nos filmes as distintas memórias que se confrontam, e para compreender o modo como articulam o passado em diferentes conjunturas, bem como as urgências às quais respondiam e as forças que neles se exprimem.-
Descrição: dc.descriptionIn this thesis, we use Argentina’s cinematography developed since the democratic opening, and investigate its discursive behavior behind the debates (over the memories of military repression and its sequels) which have made the past the object of an insoluble dispute. We make use of categories taken from literary criticism, philosophy, social psychology and psychoanalysis to scrutinize distinct and confronting memories in films, and to understand the way they articulate the past in different contexts, as well as the urgent demands they responded to and the forces expressed in them.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Argentina - história-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspectos sociais - Argentina-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina - história-
Título: dc.titleCinema e história, comoção e melancolia : memórias da última ditadura militar no cinema argentino (1985-2011)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.