Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Jaime de | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Salatiel Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17816 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898398 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2014. | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese, lançamos mão da cinematografia argentina que se desenvolve a partir da abertura democrática, e investigamos seu comportamento discursivo no interior dos embates (em torno das memórias da repressão militar e suas sequelas) que têm feito do passado o objeto de um insolúvel litígio. Na persecução desse intento, fazemos uso de categorias tomadas da crítica literária, da filosofia, da psicologia social e da psicanálise para perscrutar nos filmes as distintas memórias que se confrontam, e para compreender o modo como articulam o passado em diferentes conjunturas, bem como as urgências às quais respondiam e as forças que neles se exprimem. | - |
Descrição: dc.description | In this thesis, we use Argentina’s cinematography developed since the democratic opening, and investigate its discursive behavior behind the debates (over the memories of military repression and its sequels) which have made the past the object of an insoluble dispute. We make use of categories taken from literary criticism, philosophy, social psychology and psychoanalysis to scrutinize distinct and confronting memories in films, and to understand the way they articulate the past in different contexts, as well as the urgent demands they responded to and the forces expressed in them. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Argentina - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - aspectos sociais - Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argentina - história | - |
Título: dc.title | Cinema e história, comoção e melancolia : memórias da última ditadura militar no cinema argentino (1985-2011) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: