Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Malheiros, Tania Milca de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Murilo Bastos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36847 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8650318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898388 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo trata do papel das bibliotecas como colaboradoras no processo de aquisição da informação pelos usuários com deficiência visual. Ele tem como objetivo mostrar a importância desse papel no processo de inclusão social desses usuários e a necessidade de se discutir esta temática. Como ponto fundamental para sua inclusão encontram-se a produção e oferta de materiais alternativos. São citadas as barreiras enfrentadas no processo de aquisição, como a falta de materiais adaptados e o custo de produção. Também é apresentado um histórico da aquisição de informações desses usuários e de sua inclusão em bibliotecas brasileiras e no exterior. O método de pesquisa utilizado foi a revisão de literatura, tendo sido consultadas as bases de dadosLibrary and Information Science Abstracts (LISA), Library & Information Science and TechnologyAbstracts (LISTA), Information Science and Technology Abstracts (ISTA), a Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Google e Google Acadêmico.Como conclusão, apontamos a cooperação entre os serviços de bibliotecas como solução para essa questão. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with the role of libraries as collaborators in the process of information acquisition by visually impaired users. It aims to show the importance of this role in the process of social inclusion of these users and the need to discuss this issue. As a fundamental point for its inclusion are the production and supply of alternative materials. The barriers faced in the process of information acquisition are cited, such as the lack of adapted materials and the cost of production. It also presents a history of the acquisition of information from these users and their inclusion in Brazilian and foreign libraries. The research method used was the literature review having been consulted the databaseLibrary and Information Science Abstracts (LISA), Library & Information Science and TechnologyAbstracts (LISTA), Information Science and Technology Abstracts (ISTA), Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Google and Google Scholar.As a conclusion, we point out the cooperation between library services as a solution to this issue. | - |
Descrição: dc.description | Este artículo trata del papel de las bibliotecas como colaboradoras en el proceso de la recuperación de la información por los usuarios con deficiencia visual. Pretende mostrar la importancia de esta función en el proceso de inclusión social de los usuarios y la necesidad de discutir el tema en la búsqueda de soluciones. Como punto fundamental para su inclusión se encuentran la producción y oferta de materiales alternativos. Se citan las barreras enfrentadas en el proceso de adquisición, como la falta de materiales adaptados y el costo de la producción. También se presenta un historial de la recuperación de la información de esos usuarios y de su inclusión en bibliotecas brasileñas y en el exterior. El método de investigación utilizado fue la revisión de la literatura,habiendo sido consultadas las bases de datos, Library and Information ScienceAbstracts (LISA), Library & Information Science and TechnologyAbstracts(LISTA), Information Science and TechnologyAbstracts (ISTA), Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), Google y Google Scholar. Como conclusión, señalamos la cooperación entre los servicios de las bibliotecas como solución a esta cuestión. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. A RDBCI utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produtos de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de informação | - |
Título: dc.title | As bibliotecas como facilitadoras no acesso à informação por usuários com deficiência visual | - |
Título: dc.title | Libraries as facilitators in access to information by visually impaired users | - |
Título: dc.title | Las bibliotecas como facilitadoras en el acceso a la información por usuarios con deficiencia visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: