Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Devechi, Catia Piccolo Viero | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Aparecida de Jesus Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22221 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22221 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898383 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa buscou compreender o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência– Pibid e suas influências na formação do professor de Música da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes em Minas Gerais. Para verificar e compreender essas possíveis contribuições e dimensões do processo de desenvolvimento das atividades dos acadêmicos bolsistas analisou-se osdocumentos legais como: Resolução, Portaria, Decreto, Regimento Interno e Subprojeto Pibid Artes/Música, bem como, pesquisas desenvolvidas no âmbito do Pibid/Música no Município de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, com o intuito de demonstrar como se originou e desenvolveu o Pibid/Música, suas propostas e objetivos. Para a execução da investigação foi utilizada a abordagem hermenêutica com a perspectiva de compreender a racionalidade na prática educativa, trazendo perspectivas do ato de interpretar e dar sentido aos fatos, não separando o sujeito do mundo objetivado.A metodologia consistiu de um estudo dos documentos legais, realização de entrevista e aplicação de questionários. Os sujeitos investigados foram os acadêmicos do 8° período do Curso de Música do ano de 2015, e foi realizada entrevista com o Coordenador Didático do Curso de Música da Unimontes. O Pibid Artes/Música na Unimontes apresentou-se como uma oportunidade para os acadêmicos vivenciarem saberes e práticas pedagógicas em sua formação enquanto discentes, e consequentemente melhorar a atuação docente na Educação Básica. | - |
Descrição: dc.description | This research sought to understand the Institutional Program Initiation Grant to Teaching – Pibid and its influences on formation of music teacher at the State University of Montes Claros-Unimontes in Minas Gerais. For verifying and understand these possible contributions and dimensions of the development process of the activities of the scholarship student analyzed the legal documents such as Resolution, Ordinance, Decree, Internal Rules and Subproject Pibid Arts / Music, as well as research carried out under the Pibid / Music in the city of Montes Claros, Minas Gerais, in order to demonstrate how it originated and developed the Pibid / Music, its proposals and objectives.For the implementation of the research we used the hermeneutic approach with the perspective to understand the rationality in educational practice, bringing prospects of the act to interpret and give meaning to facts, not separating the subject of the objectified world. The methodology consisted of study the legal documents, conducting interviews and questionnaires applications.The investigated subjects were the students of the 8th period of the Music Course of the year 2015, and was held interview with the Coordinator of the course of music Teaching Unimontes.The Pibid Arts / Music in Unimontes introduced himself an opportunity for students to experience knowledge and pedagogical practices in their training as students, and consequently better teacher performance in Basic Education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | - |
Título: dc.title | PIBID Artes/Músicas na Unimontes : saberes e práticas pedagógicas na formação do professor de Música | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: