Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Júlia Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Custódio Neto, Arlindo Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898368 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo vem ao encontro do anseio do pesquisador em criar estratégias de ensino que tornem a aprendizagem sobre o DNA mais significativa, pois este conteúdo é de suma importância dentro da Biologia. Desta forma, é necessário um ensino mais significativo para o aluno e que os conteúdos abordados possam promover o crescimento do mesmo no sentido de enfrentar situações cotidianas com autonomia e conhecimento. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os alunos da 3a série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, em Acreúna Goiás, turmas A, B e C, visando analisar como a construção de um modelo didático para o ensino do DNA pode colaborar com adolescentes e jovens do Ensino Médio na construção de conceitos e processos de Genética, sem distorções e erros comumente observados na forma tradicional de ensino desse conteúdo. Pelo método investigativo, embasado na pesquisa teórica, os alunos, juntamente com o professor pesquisador, construíram modelos que demonstrem o funcionamento do DNA nos processos da Genética. A construção dos modelos seguiu os moldes investigativos (pesquisa, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, comprovação das hipóteses e aplicação dos modelos), sendo os alunos os protagonistas desta construção e aplicação. Para avaliar os resultados da aplicação do projeto, foi realizada uma pesquisa junto aos alunos na forma de questionários. Com os resultados obtidos no trabalho, constatou-se a importância dos modelos didáticos no processo de ensino e aprendizagem, principalmente de temas complexos, como é o caso dos conteúdos relacionados à genética, especificamente sobre a estrutura do DNA. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This study fulfills the researcher's desire to create teaching strategies that make learning about DNA, because this content is extremely important in Biology. Therefore, a more significant way of teaching the students is necessary, which can promote the student's growth in order to face situations with autonomy and knowledge. The research, with a qualitative approach, was developed with the students in the last year of High School, from Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, in Acreúna, Goiás, classes A, B and C, aiming to analyze how the construction of a didactic model for teaching DNA can collaborate with high school teenagers and young people in the construction of Genetic concepts and processes, without distortions and errors commonly observed in the traditional way of teaching this content. By the investigative method, based on theoretical research, the students, with the professor researcher, developed models which demonstrate the physiology of the DNA in genetic processes. The construction of patterns follow the investigative molds (research, hypothesis survey, hypothesis testing, the confirmation of hypotheses and application of models) with students being the protagonists of this construction and application. To evaluate the results of the application of the project, a survey was carried out with the students by using a questionnaire. With the results obtained in the work, we could verify the importance of didactic models in the teaching and learning processes, mainly of complex topics, as is the case of the contents related to genetics, specifically about the structure of DNA. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Abordagem investigativa no ensino de Biologia : um modelo didático para o estudo do DNA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: