Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fragelli, Ricardo Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Leonardo Henrique Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47444 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898353 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa busca melhorar o ensino e o aprendizado da matemática através da implementação do método Trezentos, uma abordagem colaborativa de estudos em grupo. A motivação surgiu da necessidade de aprimorar as estratégias de ensino em linha com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a importância de estratégias dinâmicas e colaborativas. O método Trezentos enfoca a colaboração e consiste em grupos de estudantes com desempenhos variados, promovendo a aprendizagem mútua. Este estudo foi realizado com duas turmas do segundo ano do ensino médio, divididas em grupos pela turma A (preferências pessoais) e pela turma B (método Trezentos). Os resultados revelaram que a turma A teve um crescimento de 7,17%, enquanto a turma B registrou um aumento de 24,61% na comparação entre as avaliações. Quanto aos grupos, na turma A, 60% elevaram a nota média, enquanto na turma B, 90% dos grupos tiveram um aumento. O método Trezentos contribuiu para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, resiliência e cooperação. Estudantes relataram melhor engajamento e vínculos mais amplos com colegas. Os dados indicaram que a abordagem colaborativa proporciona um ambiente mais produtivo em comparação com aulas convencionais. A aplicação do método Trezentos também recebeu reconhecimento da coordenação pedagógica, gerando interesse em outros professores. A dissertação ressalta que a colaboração entre estudantes de diferentes estágios de aprendizagem tem impacto positivo na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento pessoal. Embora os resultados acadêmicos tenham sido promissores, o foco na dimensão humana da aprendizagem emergiu como um elemento valioso. Esta pesquisa busca contribuir para o aprimoramento do ensino de matemática, alinhando-se com as diretrizes educacionais e destacando a importância do trabalho colaborativo e das metodologias ativas para promover uma aprendizagem mais significativa. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to enhance the teaching and learning of mathematics through the implementation of the "Trezentos" method, a collaborative approach to group study. The motivation arose from the need to refine teaching strategies in line with the New High School Education and the National Common Curricular Base (BNCC), emphasizing the significance of dynamic and collaborative methods. The "Trezentos" method emphasizes collaboration and involves groups of students with varying levels of performance, fostering mutual learning. This study was conducted with two classes of second-year high school students, divided into groups - class A (personal preferences) and class B (Trezentos method). The results revealed that class A experienced a 7.17% growth, while class B demonstrated an increase of 24.61% in the comparison between assessments. Regarding the groups, in class A, 60% improved their average scores, while in class B, 90% of the groups showed improvement. The "Trezentos" method contributed to the development of socioemotional skills, such as empathy, resilience, and cooperation. Students reported enhanced engagement and broader connections with their peers. Data indicated that the collaborative approach provides a more productive environment compared to conventional classes. The application of the "Trezentos" method also garnered recognition from the pedagogical coordination, generating interest among other teachers. The dissertation underscores that collaboration among students at different learning stages has a positive impact on mathematics learning and personal development. While academic outcomes showed promise, the focus on the human dimension of learning emerged as a valuable element. This research seeks to contribute to the enhancement of mathematics education, aligning with educational guidelines and highlighting the importance of collaborative work and active methodologies to foster more meaningful learning. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática (IE MAT) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências socioemocionais | - |
Título: dc.title | Impacto do método trezentos na aprendizagem colaborativa : uma análise comparativa de rendimento escolar e relações interpessoais com turmas do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: