Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Conti, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Bertolin, Maria Natacha Toral | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Stela Verzinhasse | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13770 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898347 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é verificar a percepção do jovem quanto à relação entre a mídia, especialmente o acesso à televisão e revistas e o corpo do adolescente. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 121 adolescentes em uma instituição particular de ensino do ABC paulista. Aplicou-se uma entrevista individual semiestruturada gravada em fita magnética. Estas foram avaliadas utilizando-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo, embasada no conceito das representações sociais. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: idéia central, expressões chave e o discurso do sujeito coletivo. Nos discursos dos jovens, foram registradas em 95% das idéias centrais relações entre a TV, revistas e o corpo, sendo as mais frequentes relacionadas ao estímulo a um ideal físico de magreza e à influência negativa com experiências de humilhação e desencadeamento de doenças. Em 5% das idéias centrais, não se registrou relação entre a TV, revistas e o corpo. Conclui-se que os jovens revelaram conhecimento acerca da intensa interferência da mídia em relação ao corpo do adolescente. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this article is to verify the perception of the young about the relation between the media, especially the TV and magazine access and the body of the adolescent. It is a cross-section study carried out with 121 adolescents of a private school in São Paulo. A semi-structured individual interview was applied and recorded in magnetic ribbon using the methodology of the discourse of the collective subject based in the concept of social representation. The data were tabulated using three methodological approaches: central idea; key expressions and discourse of the collective subjective. The discourses of adolescents were evaluated, indicating that 95% of central ideas expressed relations among TV, magazines and the body and the most common ideas were about the stimulation of the thinness ideal physicist and the negative influence with hazard experience and illnesses appear. In 5% of central ideas registered no relation among TV, magazines and the body. We could conclude that young people show the knowledge about the intense media's interference in the adolescent body. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Ciência e Saúde Coletiva - Todos os conteúdos deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?lng=en. Acesso em: 17 jul. 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão e adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem corporal | - |
Título: dc.title | A mídia e o corpo : o que o jovem tem a dizer? | - |
Título: dc.title | The media and the body : what the young people have to say? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: