Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Juliano Loureiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898303 | - |
Descrição: dc.description | Nas duas últimas décadas, acumularam-se relevantes esforços intelectuais e institucionais para reconhecer a arquitetura moderna como repertório construído plenamente historicizado, cuja preservação se incorpora a um campo disciplinar longamente consolidado – não constituindo, portanto, um restauro à parte. Nesse contexto, o presente artigo explora a obsolescência como atributo de valor dos edifícios do século XX, enquanto alternativa a uma atualidade por vezes deles exigida. O tema é abordado a partir do caso do Cine São Luiz, em Recife (PE), inaugurado em 1952 e tombado, em âmbito estadual, em 2009. Projetado por um arquiteto moderno em uma avenida moderna, buscando para si mesmo essa modernidade, ele é hoje ultrapassado; foi tombado e segue preservado não por ser moderno, mas por ser antigo. Assim, o São Luiz mostra como o afastamento dos padrões atuais pode ser decisivo para os valores de um bem cultural, para sua capacidade de evocar outros tempos, de gerar interesse ou encantamento, e mesmo de continuar existindo. Demonstra, portanto, outras possibilidades para a arquitetura do século XX, libertando-a do encargo de ser sempre atual. | - |
Descrição: dc.description | In the last two decades, many relevant intellectual and institutional efforts converged in recognizing modern architecture as a fully historicized built stock, whose preservation should be incorporated into a long-established disciplinary field – instead of requiring a specific kind of conservation. In that context, this paper explores obsolescence as an attribute of 20th century buildings values – an alternative to an up-to-date state sometimes demanded of them. We approach the theme through the case of the movies theater Cine São Luiz, in Recife (Pernambuco), inaugurated in 1952 and listed, in a regional level, in 2009. Designed by a modern architect on a modern avenue, seeking that modernity for itself, the building is now outdated; it was listed, and it is still preserved, not because of its being modern, but because it recalls a time past. Thus, São Luiz shows that not fitting current standards may be positive for the values of cultural heritage – since this may correspond to an ability to evoke other times and to generate interest or enchantment. Finally, it demonstrates further possibilities for twentieth-century architecture, freeing it from the burden of being always up-to-date. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Even3 | - |
Relação: dc.relation | https://www.even3.com.br/anais/9docomomonne/509466-cine-sao-luiz--o-valor-do-ultrapassado/ | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - séc. xx | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antiguidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obsolescência | - |
Título: dc.title | Cine São Luiz : o valor do ultrapassado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: