Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Carlos Benedito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:02:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:02:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898280 | - |
Descrição: dc.description | O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. | - |
Descrição: dc.description | This article explores particular frameworks which have characterized the relation between sociology and the analysis of education systems in the modernity, with emphasis on the higher education system. It points out that the issue of education has taken a noticeable position in the work of some classical authors in the field of sociology when analyzing the constitution of modernity. It also emphasizes that the education system, in particular the higher education system, has held a strategic position in contemporary societies due to the complex relation it has with the economic, political and cultural spheres in distinct societal contexts. The text highlights the tendency of contemporary sociology to approach the education system as one of its sub-fields. In addition, it shows that the tendency of looking into the higher education system from different disciplinary perspectives has led the analysis conducted on this sub-field to have a weaker connection with matters related to the process of modernity in its contemporary stage. The paper emphasizes that one of sociology's main challenges is to bring the analysis on the education systems back to its research agenda and keep the macro-analytical perspective drawn up by certain classical authors. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Sociologias - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? | - |
Título: dc.title | Sociology and higher education : convergence or divergence? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: