Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Roberto Campos da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:01:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:01:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5489 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898101 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2004. | - |
Descrição: dc.description | Pesquisa focada na definição de um modelo teórico-sistêmico de Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE), estando inserida nos estudos da Gestão do Conhecimento (GC) e da Gestão da Informação (GI), considerando conceitos relacionados ao conhecimento (tácito e explícito), a estratégias (perspectivas e abordagens) e aos agentes envolvidos (decisores e estrategistas; novatos e experientes). A construção do modelo se vale de visões da Ciência da Informação, da Administração e da Psicologia Cognitiva. A metodologia empregada utiliza o método abdutivo de pesquisa (uso concomitante dos métodos indutivo e dedutivo), valendo-se da análise bibliográfica (para sustentação teórica do modelo), do estudo comparado (para a avaliação de diferentes modelos de GC e de abordagens e perspectivas estratégicas) e da pesquisa descritiva ou de campo (para validação do modelo junto a profissionais da área em estudo). Os resultados indicam que é possível definir-se um modelo de Gestão do Conhecimento estratégico e que muitos trabalhos podem ser desenvolvidos, derivados da proposta apresentada nesta tese. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Research establishing a theoretical systemic model of Strategic Knowledge Management (SKM), included in the field of Knowledge Management (KM) and Information Management (IM), emphasizing points related to knowledge (tacit and explicit), strategy (approaches and perspectives) and agents involved (decision makers and strategists; novices and experts). Fundamentals of the model are based on Information Science, Business Theory and Cognitive Psychology. Methodology involves the use of abductive method (inductive and deductive methods applied simultaneously), bibliographic analysis (to get theoretical support to build the model), comparative method (analyzing the differences and similarities between knowledge management models and strategic approaches and perspectives) and survey (to validate the model by the professionals in the area of study). Results point that is possible to define a Strategic Knowledge Model, and many others studies should be develop, based on the purpose presented in this thesis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento estratégico | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento estratégico : uma proposta de modelo integrado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: