Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza Júnior, Celso Vila Nova de | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Gustavo Vinicius Delmondes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898100 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | - |
Descrição: dc.description | As paralisações (greves) do transporte público são eventos que ocorrem com certa frequência, interrompem a oferta do serviço e causam transtornos diversos. Assim, este trabalho objetiva analisar o contexto das paralisações do transporte público coletivo rodoviário de passageiros no DF, de modo a propor melhorias ao processo de gestão e planejamento através de: metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio sobre as greves no transporte público; levantamento sobre a ocorrência de paralisações no DF; estimativa de impacto das paralisações sobre a demanda de passageiros do transporte público do DF por meio de modelo de regressão de dados em painel; e seleção de diretrizes para a elaboração de plano de contingência para o transporte público. Os resultados indicaram que: (i) a metodologia de revisão sistemática Methodi Ordinatio apontou diversos aspectos dos trabalhos acadêmicos sobre os impactos negativos das paralisações; (ii) o levantamento do número de greves indica que são eventos com certa frequência no DF, mas em queda; (iii) há impacto negativo das greves de 2,5 milhões de passageiros na demanda de passageiros do transporte do DF entre 2015 e 2019, segundo estimativas de modelo de dados em painel longo; (iv) um conjunto de ações de contingência é necessário para mitigar os efeitos delas. Demonstrou-se ser essencial a elaboração de um plano de contingência de greves a partir das ações estruturadas, o que permite o aprimoramento da gestão pública e do planejamento do serviço de transporte público coletivo. | - |
Descrição: dc.description | Public transit strikes are events that often happens stopping the provision of that service and causing inconvenience. This master’s thesis aims to analyze the public transit context in Distrito Federal (DF), Brazil to propose improvements in the management and planning process by: systematic literature review Methodi Ordinatio on public transit strikes; data collection on strike cases in DF; estimation of strikes impact on passenger’s demand in DF’s public transit by panel data model; and formulation of guidelines to elaborate contingency plan to public transit strikes. The results show: (i) Methodi Ordinatio systematic literature review methodology highlighted several aspects of papers on negative impacts of strikes; (ii) data collection on strikes denotes that they often happens in DF but the number is dropping; (iii) there is a negative impact of 2.5 million passengers in demand for public transit in DF (2015- 2019) estimated by panel data model; (iv) a set of contingency actions is needed to mitigate that negative effects. The formulation of a contingency plan to mitigate public transit strikes is essential and must be based on structured actions that allows improvement in public management and planning of public transit service. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greves e lockouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de contingência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distrito Federal (DF) | - |
Título: dc.title | Melhorias para a gestão e o planejamento do serviço de transporte público : impactos das paralisações e proposta de diretrizes de contingência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: