A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTeles, Ana Maria Orofino-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29077-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898032-
Descrição: dc.descriptionEste artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducação & Realidade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleA pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende-
Título: dc.titleThe self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learns-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.