Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Teles, Ana Maria Orofino | - |
Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/898032 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Educação & Realidade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sujeito (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Título: dc.title | A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende | - |
Título: dc.title | The self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learns | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: