As dimensões da imagem na relação entre arte e tecnologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturelli, Suzete-
Autor(es): dc.creatorCosta, Leci Maria de Castro Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:01:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:01:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897934-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA arte e o interesse pelo seu ensino vêm recebendo atenção cada vez maior por parte dos educadores. No âmbito nacional, esse momento histórico de fomento aos processos de educação a distância tem contribuído para o interesse em pesquisas e estudos que direcionam atenção especial para propor soluções aos problemas enfrentados nessa modalidade. É disso que trata essa dissertação. Na intenção de colaborar com estes estudos, no que diz respeito à adequação de objetos de aprendizagem para a leitura da imagem nos ambientes de aprendizagem virtuais e colaborativos, é que se propõe uma unidade de conteúdo - Imagem, Leitores e Leituras, entendendo a imagem como recurso textual capaz de fomentar a reflexão histórica, filosófica, religiosa, ideológica, artística. Para tal, apresento um caminho pessoal, partindo da reflexão sobre a prática na experiência educativa, do enfrentamento teórico na análise da obra de arte, para a proposição de um caminho singular nessa unidade de conteúdo para o curso Arte Educação e Tecnologias contemporâneas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe art and the interest for its background has been receiving attention more and more from the educators. In the national scope, this historical moment of promotion the distance education process has contributed the increasing interest on research and studies which direct special attention on considering solutions to the problems faced in this modality. That is the main concern of this dissertation. In the attempt to collaborate with these studies, the adequicity of learning objects on the reading of the image in virtual and collaborative environment of learning, a unit of content is considered - Image, Readers and Readings, understanding the image, as literal resource capable to foment historical, philosophical, religious, ideological and artistic reflection. For such matter it’s presented a personal way, from the reflection over educative experience practice, to the theoretical confrontation on the analysis of the work of art, also to the proposal of a singular way in this unit of content for the course Art Education and Technologies contemporaries.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectArte - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleAs dimensões da imagem na relação entre arte e tecnologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.