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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Edwin Pinto de la Sota | - |
Autor(es): dc.creator | Ripoll, Fernando Gastal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:01:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:01:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897906 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo analisar os processos, atividades e fatores que fazem parte dos custos logísticos, que foram analisados nos municípios exportadores de soja grão do estado de Mato Grosso até os portos de exportação. A técnica estatística de análise foi a Regressão Linear Simples, através do método dos Mínimos Quadrados Ordinários, considerando a hipótese da normalidade. Foram testadas duas hipóteses em cada modelo, a hipótese do intercepto ser zero e a hipótese da correlação entre as duas variáveis ser zero. As suposições de normalidade dos resíduos e homogeneidade das variâncias também foram confirmadas. A análise dos modelos detectou algumas relações lineares e não lineares entre as variáveis. Tendo como base o resultado das regressões, a análise da Matriz Origem-Destino dos Nove Roteiros de Escoamento da soja do Mato Grosso até os Portos de Exportação no ano de 2008 e os cenários propostos, inferiu-se que o modal rodoviário obteve o maior momento médio de transporte, seguido do ferroviário e do hidroviário, que são 39% e 61% mais baratos, respectivamente. Os roteiros 1,2,4,5,6,7 e 8, que utilizaram mais de um modal de transporte, demonstram que a intermodalidade e a multimodalidade reduzem os custos de transporte, que impacta diretamente nos custos logísticos. Estes representaram em média 21,5% do valor FOB da soja em grão do estado de Mato Grosso no ano de 2008. Cerca de 75% da exportação de soja em grão do MT têm seus custos logísticos iguais ou superiores a média do estado. O roteiro 8 foi responsável pelo escoamento de quase metade das exportações e registra o maior percentual dos custos logísticos em relação ao preço FOB. Para os cenários propostos, os resultados obtidos demonstram que caso a Hidrovia Teles Pires-Tapajós estivesse implantada, ligando Sinop (MT) ao porto de Santarém (PA), os custos logísticos para exportar a soja em grão da região central do estado do MT seria 50% inferior ao atual, resultando em ganhos reais a renda dos produtores desta região. Para esta mesma área de influência, a pavimentação da BR-163, ligando Cuiabá (MT) ao porto de Santarém (PA), traria uma redução nos custos logísticos de 15%. Ainda para esta mesma região exportadora, caso a BR-242 e BR-158 estivessem implantadas e pavimentadas, os custos logísticos para exportar a soja em grão pelo porto de Itaqui (MA) seria 18% superior ao atual. Ao considerarmos a exportação da soja em grão do município de Ribeirão cascalheira, os custos logísticos seriam 21,2% inferiores ao praticado no roteiro 7, entretanto o transporte rodoviário neste roteiro é mais longo, justificando seu maior custo total, uma vez que os custos ferroviários são equivalentes. Desta forma, pode-se concluir que a pesquisa atingiu os objetivos de analisar a situação atual das exportações, identificando as dificuldades da logística e estimando a composição de preços logísticos praticados no mercado dos nove roteiros de escoamento da soja em grãos para exportação do estado de Mato Grosso, demonstrando que o transporte é o item da logística que mais influencia nos custos logísticos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the processes, activities and factors that are part of the logistics costs, which were analyzed in the municipalities exporters of soy beans in the state of Mato Grosso to the ports of export. The statistical technique of analysis was the simple linear regression by the method of minimum square ordinary, considering the hypothesis of normality. We tested two hypotheses in each model, the hypothesis of the intercept be zero and the hypothesis of correlation between the two variables be zero. The assumptions of normality of residuals and homogeneity of variances were also confirmed. The analysis of models detected some linear relations and non-linear between the variables. Based on the results of the regressions, the analysis of the Origin-Destination Matrix of the Nine routes of flow of soybeans from Mato Grosso to the port of export in 2008 and the proposed scenarios, we can infer that the road modal received the highest average time of transport, followed by modals rail and waterways, which are 39% and 61% cheaper, respectively. The scripts 1,2,4,5,6,7 and 8, which used more than one mode of transport, show that intermodality and multimodality reduce transport costs, which directly impacts on logistics costs. These represented an average 16% of the FOB value of soybeans from Mato Grosso in 2008. About 75% of exports of soybeans from the DOT have their logistics costs equal or above the state average. The 8 route was responsible for the flow of almost half of exports and has the highest percentage of logistics costs in relation to the FOB price. For the proposed scenarios, the results show that if the waterway Teles Pires-Tapajós was established, connecting Sinop (MT) to the port of Santarém (PA), the logistical costs to export soybeans in the central region of the state from MT was 50% lower than the current, resulting in real gains in income of producers in the region. For this same area of influence, the paving of BR-163, linking Cuiabá (MT) to the port of Santarém (PA), would bring a reduction in logistics costs of 15%. Even for this same exporting region, if the roadway BR-242 and BR-158 was established and paved and logistics costs to export soybeans to the port of São Luis (MA) would be 18% higher than today's. In considering the export of soybean in Ribeirão Cascalheira (MT), logistics costs were 21.2% lower than that on the route 7, however the road on this route is longer, justifying its higher cost, since costs rail are equivalent. Thus we can conclude that the research has achieved the aims of analyzing the current situation of exports, identifying the difficulties of logistics and estimating the composition of logistics prices charged in the nine routes for transportation of soybeans for export from the state Mato Grosso, demonstrating that transport is the item that most influences logistics in logistics costs. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soja | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exportação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logística - agronegócios | - |
Título: dc.title | Proposta de uma análise logística no agronegócio como fator competitivo para a distribuição e comercialização da soja em grão no Estado de Mato Grosso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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