A relação entre as dimensões material e simbólica do território na comunidade quilombola São Domingos, localizada em Paracatu-MG

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesa, Glória Maria Vargas Lopez de-
Autor(es): dc.contributorcarolstarling84@yahoo.com.br-
Autor(es): dc.creatorSouza, Carolina Guimarães Starling de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:01:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:01:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897893-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionA comunidade quilombola São Domingos está localizada à 3 km do centro da cidade de Paracatu e sua origem está associada ao início da formação territorial do município, em que a atividade econômica da mineração exerceu papel preponderante, sobretudo, no século XVIII. Paracatu foi um importante polo regional de exploração aurífera, atividade que teve como base a mão-de-obra escravizada. Como forma de resistência a esse sistema, se formaram comunidades quilombolas em locais estratégicos, que permaneceram nesses locais até o período atual. Essa tese foi construída com o objetivo de compreender a relação entre as dimensões material e simbólica do território na comunidade São Domingos. Utilizamos como base teórica a concepção de sistema cultural, constituído por crenças (memória, mitos fundadores, geossímbolos e representações), conhecimentos, técnicas e espaço, desenvolvida pelo geógrafo francês Joel Bonnemaison. A partir desses elementos, buscamos configurar o território simbólico da comunidade quilombola São Domingos e os valores presentes na sua expressão territorial. Realizamos uma pesquisa etnogeografica qualitativa com metodologia baseada na investigação teórica, documental e pesquisa de campo. Como principais resultados, entendemos que os geossímbolos expressam a interface entre o ambiente físico e a cultura, configurando territórios simbólicos. Os geossímbolos revelam, também, diferentes aspectos do sistema cultural que constituem formas de representação, cujos significados estão associados à visão de mundo de um grupo. A partir desses elementos, buscamos compreender o ‘espaçoterritório’ da comunidade São Domingos.-
Descrição: dc.descriptionThe quilombola community São Domingos is located 3 km from the center of the city of Paracatu-MG and its origin is associated with the beggining of the territorial formation of the municipality, in wich the economic activity of mining played a leading role in the 18th century. Paracatu was an important regional center for gold mining, an activity that was based on enslaved labor. As a form of resistence to this system, quilombola communities were formed in strategic locations, which have remained in theses territories until the present period. This thesis was built with the objective of understanding the relationship between the material and symbolic dimensions of the territory in São Domingos. We used as a theoretical basis the conception of a cultural system, consisting of beliefs (memory, founding myths, geosymbols, and representations), knowledge, techniques and space, developed by the french geographer Joel Bonnemaison. From these elements, we seek to configure the symbolic territory of São Domingos and the values and worldview of the community in its territorial expression. We carried out a qualitative ethnogeographical research with a methodology based on theoretical, documentary and field research. As main results, we understand that geosymbols are elements that express the interface between the physical territory and culture, configuring symbolic territories. Geosymbols also reveal different aspects of the cultural system that constitute forms of representation, whose meaning are associated with a group’s worldview. From these elements, we seek to analyze the “space-territory” of São Domingos.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGeossímbolos-
Palavras-chave: dc.subjectSistema cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório simbólico-
Palavras-chave: dc.subjectEtnogeografia-
Título: dc.titleA relação entre as dimensões material e simbólica do território na comunidade quilombola São Domingos, localizada em Paracatu-MG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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