Bem viver do Cerrado : partejar amor, parir uma bioética local

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSegato, Rita Laura-
Autor(es): dc.creatorWatson, Juliana Floriano Toledo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:00:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:00:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21643-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21643-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897610-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2016.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação é uma reflexão gerada a partir da relação de aprendiz da pesquisadora com a parteira e raizeira Dona Flor, moradora da comunidade quilombola do Moinho, Alto Paraíso/GO. Se insere dentro da proposta de Pluralismo Bioético, tendo como principal referencial teórico e político os feminismos descoloniais. O saber é localizado desde uma pequena apresentação do micro: a pesquisadora, a mestra, e o Cerrado da Chapada dos Veadeiros; até o macro: a história da perseguição às sanadoras, também conhecida como caça às bruxas; os efeitos do colonialismo e da colonialidade na diferenciação entre saber dominante e saberes locais. Alguns elementos da ética da cura de raizeiras do cerrado são trabalhados por sua possibilidade de expandir a práxis no campo da Bioética. São eles: a espiritualidade, o amor, as flores, os doces, a música e o tempo da terra. Esses elementos somados a outros constituem o que se propõe chamar de Bem Viver do Cerrado. Conceito que carrega um potencial de reivindicação para os movimentos sociais e povos do Cerrado.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is a work of reflection based on the relation of apprenticeship between the researcher and the midwife and raizeira (a local women healer) Ms. Flor, who lives in a quilombo community called Moinho, located in Alto Paraíso, a municipal district of Goiás, a Brazilian state. This work follows the proposal of Bioethics Pluralism and its mainly theoretical and political background are the de-colonial feminisms. The Knowledge is located from a small presentation of the micro: the researcher, the master, the Chapada dos Veadeiros Cerrado (Cerrado is a Brazilian biome), until the macro: the history of the persecution of women healers, also known as the history of the witch-hunt, which is a result of the colonialism and coloniality effects in differentiating between the dominant knowledge and the located ones. Some elements of the healing ethics of the Cerrado´s raizeiras are worked by their ability of expanding the praxis of the bioethics field. The elements are as follows: spirituality, love, flowers, sweets, music and timeof earth. Those elements together produce what is so called here as the Cerrado Well Living. A concept that carries a potential claim for social movements and peoples from Cerrado.-
Descrição: dc.descriptionLa presente tesis es una reflexión generada a partir de la relación de aprendizaje de la investigadora con la partera y raizera Doña Flor; habitante de la comunidad negra [“quilombola”] llamada Moinho, ubicada en Alto Paraíso, Estado de Goiás. Se insiere en la propuesta del Pluralismo Bioético, cuyo principales referenciales teóricos y políticos son los feminismos descoloniales. El saber se ubica desde una pequeña presentación de lo micro: la investigadora, la maestra e el Cerrado de la Chapada dos Veadeiros; hasta llegar a lo macro: la historia de la persecución de lassanadoras, conocida también como la cazería de brujas; los efectos del colonialismo y de la colonialidad en la distinción entre saberes dominantes y locales. El interés alrededor de los elementos de la ética de curación de las raizeras del cerrado se justifican por la posibilidad de expandirse como práxis en el campo de la bioética. Son ellos: la espiritualidad, el amor, las flores, los dulces, la música, el tiempo de la tierra. Estos elememtos, más allá de otros, constituyen lo que se propone llamarse de Buen Vivir del Cerrado –concepto que carga un potencial de reinvindicación para los movimientos sociales y los Pueblos del Cerrado.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Bioética-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCerrados-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectPluralismo - aspectos morais e éticos - Brasil-
Título: dc.titleBem viver do Cerrado : partejar amor, parir uma bioética local-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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