Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMundim, Tiago Elias-
Autor(es): dc.creatorLinhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:00:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:00:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897560-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo, conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. Vídeos, fotos e áudios relativos a todo o processo criativo são apresentados. A encenação do espetáculo também é reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações, através de uma pesquisa de recepção, realizada por meio de um formulário específico.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is provided, leading to his research on time-rhythm, the main concept used in this dissertation. Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho. Finishing, the process to create "Isso Passa?" musical's production is detailed, covering its textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal process, delving into the analysis of time-rhythm in experiential practice. Videos, photos and audio recordings related to the entire creative process are presented. The staging of the performance is also discussed, along with an analysis of the audience that witnessed the performances, through a reception survey conducted using a specific form.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectStanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro musical-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Título: dc.titleTempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.