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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Denise Bianca Maduro | - |
Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
Autor(es): dc.creator | Thompson Martínez, Rogfel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:00:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:00:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42681 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-4909-1850 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0605-6561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897500 | - |
Descrição: dc.description | O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Título: dc.title | Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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