Evasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Denise Bianca Maduro-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Autor(es): dc.creatorThompson Martínez, Rogfel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:00:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:00:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42681-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4909-1850-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0605-6561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897500-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEssentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Os usuários têm permissão para copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Título: dc.titleEvasão Escolar e os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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