A termodinâmica e a obesidade : uma proposta de sequência didática significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIbaldo, Adriana Pereira-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Renato Weber Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:59:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:59:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897439-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Termodinâmica no ensino médio com ênfase ao enfrentamento da obesidade juvenil, usando com fundamento educacional a teoria da aprendizagem de David Ausubel, consubstanciada na teoria libertadora de Paulo Freire. Neste respeito, foi confeccionado o livro paradidático “A termodinâmica e o marombeiro”, de autoria própria, para nortear os assuntos abordados, que dentre outras premissas trabalha o déficit calórico, o gasto energético total, a educação alimentar e a prática de atividades física como pilares para o emagrecimento. O produto educacional foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio regular, em uma escola particular no município de Luziânia-GO.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we present the result of the application of a didactic sequence for teaching Thermodynamics in high school with an emphasis on tackling juvenile obesity, using David Ausubel's learning theory as an educational foundation, embodied in Paulo Freire's liberating theory. In this respect, the paradidactic book “A termodinâmica e o marombeiro” was made, of its own authorship, to guide the subjects addressed, which, among other premises, works on the caloric deficit, the total energy expenditure, food education and the practice of physical activities such as pillars for weight loss. The educational product was applied in a third grade class of regular high school, in a private school in the city of Luziânia-GO.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997-
Palavras-chave: dc.subjectObesidade-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Título: dc.titleA termodinâmica e a obesidade : uma proposta de sequência didática significativa-
Título: dc.titleThermodynamics and obesity : a proposal for a meaningful teaching sequence-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.