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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Martino, Luiz Cláudio | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:59:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:59:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897374 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)— Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese trata da relação entre arte e meios de comunicação, que se estreita a partir do final do século XIX, quando artistas europeus começam a responder a críticas e publicar artigos, ensaios, diários e livros, intelectualizando-se. O trabalho propõe uma abordagem a partir de um modelo teórico pelo qual a arte é apreendida em sua historicidade através de quatro dimensões de análise – reflexão, realização, difusão e fruição. Observa como a arte passa por um processo de intelectualização, no qual a obra de arte começa a depender de um texto que a explique, a justifique ou a interprete, tanto para o grande público, quanto para os especialistas (críticos, pares, teóricos, historiadores, profissionais de instituições que apóiam projetos artísticos). Para ter seu trabalho reconhecido no circuito regulado pela indústria cultural, o artista deve comunicar suas finalidades e motivações, deve falar da sua arte e o faz através dos meios de comunicação. Neste processo de contato com os meios de comunicação, a arte é problematizada e discutida socialmente, tanto pelo artista, como pelo grande público; passa a contar com outras possibilidades de realização (suportes, métodos, tecnologias...); e passa a depender de um sistema de difusão já instituído, que tem influência na fruição e no entendimento do que é a arte. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis is about the relationship established between art and the communication media, which intensifies itself at the end of the 19th Century, when European artists started answering their critics and publishing papers, essays, journals and books, intellectualizing themselves. This work proposes an approach based on a theoretical model from which art is taken in its historicity trough four analytic dimensions – reflection, realization, diffusion and fruition. It observes how art enters in a process of intellectualization: the art work depends on a text that explains, justifies or interprets itself, for the public and also for the specialists (critics, artists, theoreticians, historians, professionals of sponsoring institutions). To have his work recognized by the circuit controlled by the cultural industry, the artist has to convey his intentions and motivations. He/she has to talk about his/her art and he/she does it trough the media. In this process of contact with the media art is socially discussed by the artist and by the great public; art can also be made with other supports, methods and technologies, and starts to depend on a system of diffusion that influences the fruition and the understanding of what art is. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meios de comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Título: dc.title | A mediatização da arte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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