Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Júlia Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Fattah, Samir Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:59:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:59:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45828 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897254 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta soluções para o problema do descarte incorreto do resíduo do óleo de cozinha. Um problema que traz diversos impactos ao meio ambiente, em especial aos recursos hídricos. Por ser um tema presente no cotidiano, foi desenvolvido no ensino de Biologia para promover uma mudança de percepção, com autonomia e senso crítico, por meio de práticas investigativas voltadas para a tomada de decisões embasadas em pesquisas e no conhecimento científico. O trabalho foi desenvolvido no Ensino Médio, com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, situado na cidade de Novo Gama, Goiás. Os alunos participaram da coleta do resíduo de óleo, do levantamento de dados voltados ao tema por meio de pesquisas orientadas pelo professor. Eles compartilharam informações obtidas durante as pesquisas, palestras e oficinas voltadas aos prejuízos provocados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente e as formas de reciclá-lo, entre elas, a produção de sabão na prática. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados por testes estatísticos voltados ao aprendizado dos conteúdos abordados no desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática Investigativa. | - |
Descrição: dc.description | This work presents solutions to the problem of incorrect disposal of cooking oil waste. A problem that brings several impacts to the environment, especially to water resources. As it is a topic present in everyday life, it was developed in biology teaching to promote meaningful learning, with autonomy and critical thinking through investigative practices aimed at decision-making based on research and scientific knowledge. The work was developed in High School, with the application of an Investigative Didactic Sequence for students of the 1st, 2nd and 3rd grades of high school at Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, located in the city of Novo Gama Goiás. The students participated in the collection of oil residue, in the collection of data focused on the theme through research guided by the teacher. They shared information obtained during research, lectures and workshops aimed at the damage caused by the incorrect disposal of oil in the environment and the ways to recycle it, among them, the production of soap in practice. The results were collected through questionnaires and analyzed by statistical tests aimed at learning the contents covered in the development and application of the Investigative Didactic Sequence. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impactos ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Título: dc.title | Uso sustentável de óleo de cozinha no Ensino de Biologia | - |
Título: dc.title | Sustainable use of kitchen oil in Biology teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: