A Teoria do Self Dialógico em perspectiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
Autor(es): dc.creatorBranco, Angela Uchoa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:59:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:59:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30116-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-37722016012426025033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897196-
Descrição: dc.descriptionA Teoria do Self Dialógico vem apresentando alternativas ao estudo da pessoa em processos de mudança por meio de recursos teóricos, conceituais e metodológicos que enfatizam o aspecto relacional e plural do self.No presente artigo, objetiva-seapresentar e analisar os fundamentos, aplicações e desdobramentos da teoria no intuito de ampliar a discussão teórica acerca do self em uma perspectiva dialógica e desenvolvimental. Analisam-see discutem-se os desafios conceituais e metodológicos enfrentados atualmente pela expansão da abordagem dialógica de self. Destaca-se a necessidade de conceder mais ênfase aos processos semiótico-afetivos e à perspectiva desenvolvimental, bem comode ampliar os contextos de aplicação com alternativas teórico-metodológicas para além da narrativa, considerando situações de intensa socialização, como família e escola.-
Descrição: dc.descriptionThe Dialogical Self Theory, since its publication in the early 1990s, has presented alternatives to the study of personsundergoing psychological changes by offering theoretical, conceptual and methodological resources that emphasize self's relational and plural aspects. This paper aims at presenting and analyzing the theoretical and methodological foundations, applications and possibilities of the theory in order to enrich the discussion about the self towardsa perspective that integrates both, dialogical and developmental dimensions involved in psychological changes. The critique underlines the need for emphasizing semiotic-affective and developmental processes, and offering resources that go beyond narrative analyses that enable the study of human development within diverse settings like family and school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000100025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectSelf dialógico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia cultural-
Título: dc.titleA Teoria do Self Dialógico em perspectiva-
Título: dc.titleThe Dialogical Self Theory in perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.