Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lazzarotti Filho, Ari | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Daniel Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:59:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:59:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897195 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve como objetivo geral compreender as atividades desenvolvidas pelos professores de Educação Física escolar e como objetivos específicos analisar as atividades de professores de Educação Física escolar e relacionar os saberes e as fontes de aquisição inerentes a essas atividades. Utilizou-se principalmente as atividades dos professores de Sacristán (2000) e os saberes docentes de Tardif (2007). A pesquisa se dividiu em dois momentos de coleta de dados. No primeiro momento, foi enviado um questionário estruturado para professores da região metropolitana de Goiânia. Dos 113 professores que responderam o questionário, foi entrevistado um recorte de 12 professores de perfis distintos. A análise de dados foi embasada por Amado (2013). Os dados apontam que os professores de Educação Física possuem três núcleos principais de atividades: de ensino; de relação, coordenação e gestão; de eventos escolares. Percebeu-se também que as atividades possuem saberes e fontes de aquisição ligadas a elas. Por fim, pode-se dizer que os professores de Educação Física possuem diversas atividades em sua prática docente que são permeadas por saberes e fontes de aquisição. Além disso, as próprias atividades são saberes que os professores constroem durante sua rotina de trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This master’s thesis' main objective is to understand the activities developed by the school's Physical Education teachers and the particular objectives are to analyze these activities and relate the knowledge and sources of acquisition inherent to them. Teacher's activities by Sacristán (2000) and teaching knowledge by Tardif (2007) were principally used. For that/Therefore, there were two moments of data collection for the research. Firstly, a questionnaire was sent to Goiânia's metropolitan area teachers. From 113 teacher's that participated in this part, a cutout was made, and 12 teacher's with different profiles were interviewed. The data analysis was grounded by Amado (2013). The data presents that Physical Education teachers have three main activities: teaching; relationship, coordination and management; and school events. It was also noticed that these activities have knowledge and sources of acquisition linked to them. At last, it can be said that Physical Education teachers have miscellaneous activities in their teaching practice that are based by knowledge and sources of acquisition. Furthermore, the activities themselves are knowledge that teachers build during their work routine. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades dos professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Título: dc.title | Atividades e saberes dos professores de Educação Física escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: