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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Eda Castro Lucas de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Evanilson Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:59:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:59:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897177 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Inúmeros fatores contribuíram para que nos últimos anos do século XX, as organizações buscassem novas alternativas para o processo de formação da sua força de trabalho. Constatou-se que o simples treinamento do trabalhador tornou-se uma prática ineficaz. Para que houvesse elevação nos índices de produtividade e na própria capacidade de competitividade organizacional, era imprescindível que os processos educativos no âmbito das empresas, assumissem nova dimensão, onde os conceitos de competências, educação continuada, autodesenvolvimento e empregabilidade passam a compor essa nova dinâmica. Dessa forma, a literatura especializada indica que as organizações cada vez mais implementam mudanças estratégicas, passando do modelo de T&D ao modelo de Educação Corporativa, às vezes assumindo o título de Universidade Corporativa. Portanto, o processo de formação do trabalhador deixa gradativamente de ser uma exclusividade dos sistemas formais de ensino, uma vez que, nesse contexto, inseriram-se novos atores sociais, onde se incluem as organizações. Este estudo objetivou identificar o papel das Universidades Corporativas e sua relação com as Instituições de Ensino Superior. Na primeira parte do estudo, constatou-se o fato de que não há conhecimento sobre o número real de organizações no Brasil, que adotam o modelo de educação corporativa. Entretanto, é possível avaliar que as organizações têm adotado estruturas e práticas pedagógicas diversificadas. E nesse aspecto, destacam-se os esforços implementados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na tentativa de sistematização de informações, divulgação e incentivo dessas práticas no âmbito organizacional. Na seqüência, apresenta-se o caso da Educação Corporativa Natura (ECN), onde se identifica o apoio e envolvimento da alta cúpula nas ações de formação, além de possuir significativos recursos financeiros, humanos e estruturais, em que se destaca o perfil institucionalizante de suas práticas educativas. Apesar de se buscar o alinhamento entre a missão, visão de mundo e estratégias da Natura, a ECN, atende, preferencialmente, ao seu público interno, formado pelos colaboradores. A principal metodologia utilizada refere-se às aulas presenciais, tendo como suporte vários recursos didático-metodológicos. Não se constata a existência de qualquer vinculação ou parcerias entre a ECN e Instituições de Ensino Superior, demonstrando haver uma postura de auto-suficiência na condução de suas ações. Verificou-se a existência de lacunas que apontam para o fato de que não se pode afirmar, que as ações da ECN atendam em sua totalidade aos pressupostos teóricos que definem o modelo de educação corporativa, por permanecerem traços do antigo modelo de T&D. Por outro lado, é preciso considerar que são significativos os esforços da Natura em implementar o seu próprio modelo de educação corporativa, podendo inferir que a organização ainda passa por uma fase de transição, já que as ações da ECN somente tiveram início no ano de 2003, não tendo havido tempo hábil para que toda a organização pudesse incorporar a nova filosofia de sua ação educativa. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Innumerable factors contributed so that in the last few years of the XX century, the organizations searched for new alternatives for the formation process of its work force. It was acknowledged that the worker’s simple training became an ineffective practice. In order to increase the productivity levels and the organizational competitiveness capacity itself, it was essencial that the educational processes in the companies’ scope took a new dimension, where the concepts of abilities, continuing education, self-developing and hiring start to be a part of this new dynamic. This way, the especialized literature indicates that the organizations implement strategic changes more and more, going from the T&D model to the Corporative Education, sometimes taking the title of a Corporative University. Therefore, the worker’s formation process gradually stops being exclusively the formal teaching systems, given that, in this context, new social actors were inserted, where organizations are included. This study intended to identify the role of Corporative Universities and their relation with the Higher Education Institutions. In the first part of the study, it was acknowledged that the real number of organizations in Brazil which adopt the corporative education model in unknown. However, it is possible to evaluate the organizations that have adopted diversified pedagogical practices and structures. And in this aspect, the efforts implemented by the Development, Industry and Comerce Ministry stand out in an attempt to systemize information, promote and incentive these practices in the organizational scope. In the sequence, the case of the Natura Corporative Education (NCE) is presented, where the support and involvement of the high cupola in the formation actions are identified, besides possessing significant financial, human and structure resources, in which the institutionalizing profile stands out from its educational practices. Even searching for the alinement among Natura’s mission, world vision and strategies, the NCE, attends, preferably, to its inside public, formed by the colaborators. The main methodology used refers to the presential classes, having various methodological-didactic resources as a support. The existence of any connection or partnerships between the NCE and Higher Education Institutions is not acknowledged, showing that there is a selfsufficiency in the conducting of its actions. It was verified the existence of gaps that point to the fact that it cannot be affirmed that the actions of NCE respond in its totality to the estimated theories that define the Corporative Education model, for remaining traces of the old T&D model. On the other hand, it is necessary to consider that Natura’s efforts are significant in implementing its own corporative education model, being able to infer that the organization still goes though a transition phase, since the actions of NCE started only in the beginning of the year 2003, not having skillful time for the whole organization to incorporate the new philosophy of its educational action. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores - formação profissional | - |
Título: dc.title | Educação corporativa natura : uma experiência de formação de pessoas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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