Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Gabriela Teixeira da | - |
Autor(es): dc.creator | Calixter, Abner Luis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:59:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:59:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42666 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2048-9782 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6408-9708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/897112 | - |
Descrição: dc.description | A disparidade entre resultados de alunos de escolas públicas e particulares é facilmente notada nas avaliações de ingresso ao ensino superior. Diversos estudos relacionam a influência do espaço físico sobre a capacidade de concentração e aprendizagem. Por sua vez, a Teoria de Restauração da Atenção aponta ganhos no desempenho com o uso de intervalos entre atividades. Esse efeito pode ser potencializado pela presença de vegetação. Fator que pode orientar novas medidas a respeito do posicionamento físico da unidade escolar e seus componentes essenciais. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada no sistema Prisma, selecionando 18 artigos com o objetivo de identificar qual é o vínculo entre a vegetação e o desempenho acadêmico. Esses artigos descrevem tipo de vegetação, sua posição e o momento de contato com ela, relacionando esses fatores com o desempenho. Foram encontradas correlações positivas com vegetações localizadas em buffers de até 4,8 km, em contatos do tipo passivo e ativo. A faixa etária parece interferir diretamente na dimensão do buffer efetivo. Os resultados mostram conclusões variadas a respeito do impacto do espaço verde na performance acadêmica. Há um número limitado de publicações, com metodologias diversas. As recomendações para pesquisas futuras incluem testar a influência da presença de vegetação em novos contextos climáticos e socioculturais. | - |
Descrição: dc.description | The disparity between students grades from public and private schools are easily noticed at the admission tests for college. Several studies relate the influence of physical space to the ability of concentrating and learning. The Attention Restoration Theory points out towards gains on performance having breaks between activities. The effect of these breaks can be enhanced by the presence of vegetation. This aspect can guide new measures regarding the location of the school and its essential components. For the systematic literature review, based at Prisma methodology, 18 articles were selected in order to identify the relationship between vegetation and students’ performance. The articles describe the type of vegetation, its position and the moment of contact with it, relating these points to the performance. Significant positive correlations were found with vegetation of various sizes, located in buffers of up to 4.8 km, in passive and active group interactions. Group’s age directly interferes with the size of the effective buffer. The results show diverse conclusions regarding the impact of green space on academic performance. There are a limited number of publications, with different methodologies. Recommendations for future researches include gathering aspects of influence of vegetation at new climatic and cultural contexts. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vegetação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção | - |
Título: dc.title | Uma revisão sistemática sobre a relação entre a presença de vegetação e o desempenho acadêmico | - |
Título: dc.title | A systematic review about the relationship between presence of vegetation and students’ performance | - |
Título: dc.title | Una revision sistemática de la relación entre la presencia de vegetación y el rendimiento académico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: