Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
Autor(es): dc.creator | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:58:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:58:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21951 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896925 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi identificar os significados que compõem o conceito complexo identidade feminina. Quatorze mulheres de 44-74 anos, atendidas num programa de alfabetização de adultos, fizeram parte de discussões em grupo sobre ser mulher, nas quais dados orais, escritos e imagéticos (fotografia) foram coletados, durante treze sessões semanais de uma hora e meia, em média. Os dados foram transcritos na íntegra e submetidos a uma análise temática dialógica. Os resultados explorados neste artigo estão relacionados ao papel social da mulher. Cada papel social foi analisado, considerando-se três grupos temáticos: atividade do papel, seus modos de execução e suas conseqüências. As mulheres estudadas apresentaram identificações múltiplas: mãe/avó, filha, esposa, dona de casa, mulher-trabalhadora 1 (remunerada) e mulher trabalhadora 2 (dona-de-casa), merecendo destaque o par de papéis sociais mãe-esposa, que definiram outros aspectos sobre o ser mulher. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed at identifying meanings that compose complex concept female identity. Fourteen women 44-74 years old attending an adult literacy program took part on discussions group about the theme being a woman in which oral, written and image (picture) data were collected. Data were tape-recorded during 13 one and a half hour weekly sessions. Data were thoroughly transcribed and submitted to a thematic dialogical analysis. In this paper the theme women’s social role is prioritized. Each role was analyzed considering three thematic groups – the role’s activities, its modes of execution and its consequences. Results indicated that women had multiple identifications- mother/grandmother, daughter, wife, housewife, working woman 1 (rewarded) and working woman 2 (housewife). The pair of roles mother-wife standed out as it defined other aspects of being a woman. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Paidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons AAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2004000200010. Acesso em: 15 dez. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel social | - |
Título: dc.title | Identidade feminina : um conceito complexo | - |
Título: dc.title | Female identity : a complex concept | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: