Torcer, romper, escrever : tecendo as narrativas de violência de Gabrelle Wittkop e do Marquês de Sade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarreto, Júnia Regina de Faria-
Autor(es): dc.creatorDias, Anne Louise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:58:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:58:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21370-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21370-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896870-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.-
Descrição: dc.descriptionAinda clandestina na esfera canônica, a leitura da obra de Sade, como afirma Eliane Robert Moraes, pode levar a inúmeros equívocos, reduzindo o autor a reflexões sobre o sadismo ou fundindo-o à discursos científicos. As reverberações das escritas do marquês de Sade, entretanto, não se restringem às tentativas de sua compreensão; influente e vivamente presente em diversos escritores, o modelo sadiano é recuperado e homenageado em La marchande d’enfants, romance epistolar de Gabrielle Wittkop e publicado em 2003. O estilo de escrita de Wittkop abre-nos espaço para o estudo de sua obra como ambas uma retomada e uma atualização do próprio marquês. Desejamos no presente trabalho abarcar as representações dos desvios sexuais preconizados em Sade como um duplo jogo da linguagem: Sade e Wittkop teatralizam as ações violentas de suas personagens, jogando com a imagética, a representação e a imaginação, mas, para além disso, manejando a linguagem de forma a testar todos seus limites. Gabrielle Wittkop tentaria, em La marchande d’enfants, alcançar, pelo grotesco, pelo mal e pela perversão, o absurdo fazendo conscientemente uso da violência própria à linguagem, atacando, penetrando e testando as fronteiras do eu, do leitor e, finalmente, da literatura.-
Descrição: dc.descriptionStill foreign to the canon of Western Literature, the examination of the oeuvre of the Marquis de Sade can lead to numerous misunderstandings, as stated by Eliane Robert Moraes, such as reducing his output to reflections on sadism or merging it with scientific discourse. The repercussions of De Sade’s work, however, are not limited to critical attempts toward its understanding; influential and strongly present in several writers, De Sade’s model is recovered and honored in La marchande d'enfants, an epistolary novel authored by Gabrielle Wittkop and published in 2003. Wittkop`s writing style opens the space for the study of her work as both a renewal and an update of the Marquis himself. In the present work we wish to encompass the representations of sexual deviancy professed in Sade as a double play on language: De Sade and Wittkop dramatize the violent actions of their characters, playing with imagery, representation and imagination, but, in addition, manipulating the language in order to test all of its limits. Gabrielle Wittkop would attempt to achieve absurdity through the grotesque, evil and perversion, consciously making use of the language inherent violence in La marchande d'enfants, attacking, penetrating and testing the boundaries of the ego, the reader and finally literature itself.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectSade, marquês de, 1740-1814 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectWittkop, Gabrielle; 1920-2002 - crítica e interpretação-
Título: dc.titleTorcer, romper, escrever : tecendo as narrativas de violência de Gabrelle Wittkop e do Marquês de Sade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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