A reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDal Rosso, Sadi-
Autor(es): dc.contributorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
Autor(es): dc.creatorPimenta, Alexandre Marinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:58:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:58:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896813-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa se insere nas discussões sobre a continuidade da reprodução das desigualdades sociais nos sistemas educacionais contemporâneos, hoje massificados e diversificados. Tomando a educação superior brasileira nesse quadro, mais especificamente a Universidade de Brasília no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil, questiona-se a efetividade da institucionalização da modalidade a distância, induzida pelo programa visando a democratização do sistema educacional. Partiu-se da hipótese da existência de uma dualidade intrainstitucional entre a modalidade presencial e a distância, sendo possível nomeá-la de uma reprodução educacional por outros meios, mais sofisticados e sutis. Além da revisão de literatura e utilização de banco de dados, realizaram-se seis entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância e se analisou diversos documentos da universidade em questão, focando as seguintes dimensões institucionais: gestão; didático-pedagógica; comunitária. Apesar de observar avanços e esforços na institucionalização da modalidade a distância presente nos últimos anos, verificaram-se significativos mecanismos de dualidade nas três dimensões pesquisadas. Destacam-se, nesse contexto, a ingerência externa dos processos administrativos da modalidade, a precariedade das condições de trabalho pedagógico e as frágeis dinâmicas de reconhecimento e identificação em relação aos agentes do programa e a universidade. Conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial e ainda muito instável na atual conjuntura, reforçando o quadro e a hipótese teórica postas no início do trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis research is inserted in the discussions about the continuity of social inequalities reproduction in contemporary educational systems, today massified and diversified. Taking the Brazilian higher education in this framework, specifically the University of Brasilia within the program Open University of Brazil, it questions the effectiveness of the distance learning mode institutionalization, induced by the program aimed at democratization of the educational system. On the assumption of the existence of an intra-institutional duality between the classroom and the distance learning mode, it can be named as an educational reproduction by other ways, more sophisticated and subtle. In addition to the literature review and the use of database, six interviews were held with the course coordinators of the undergraduate distance learning program, and a wide range of documents from the studied university were analyzed, focusing on the following institutional dimensions: management; didactic-pedagogical; community. Although it has been noticeable the advances in the institutionalization of the distance learning mode in the last few years, it was also noticeable significant duality mechanisms in the three dimensions. Stand out in this context, the external interference in administrative processes, the precariousness conditions of the pedagogical work and the fragile dynamics of recognition and identification regarding the program's agents and the university. We conclude that the distance learning mode ends in institutionalization and only partial inclusion, aside from being still very unstable in the current situation, strengthening the framework and the theoretical hypothesis exposed in the beginning of the present essay.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade aberta - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância - ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília-
Título: dc.titleA reprodução educacional por outros meios : dualidade intrainstitucional da Universidade de Brasília no âmbito da Universidade Aberta do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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