Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Arthur Reichert-
Autor(es): dc.creatorBatista, Filipe Aziz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Larissa Pereira da Costa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marcus Jessé Alves de-
Autor(es): dc.creatorViane, Dianne Magalhães-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jones Yudi Mori Alves da-
Autor(es): dc.creatorCornelio, Emilly Meireles Braga-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fernanda Rose-
Autor(es): dc.creatorKoide, Carla Maria Chagas e Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:58:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:58:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896775-
Descrição: dc.descriptionRecentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)-
Publicador: dc.publisherABENGE-
Relação: dc.relationhttp://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação com Arduino-
Título: dc.titleCapacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.