Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Arthur Reichert | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Filipe Aziz | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Larissa Pereira da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcus Jessé Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Viane, Dianne Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Jones Yudi Mori Alves da | - |
Autor(es): dc.creator | Cornelio, Emilly Meireles Braga | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Rose | - |
Autor(es): dc.creator | Koide, Carla Maria Chagas e Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:58:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:58:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896775 | - |
Descrição: dc.description | Recentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
Publicador: dc.publisher | ABENGE | - |
Relação: dc.relation | http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação com Arduino | - |
Título: dc.title | Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: