Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
Autor(es): dc.contributor | bgonzaleznobrega@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Bruno Gonzalez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:58:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:58:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896652 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022. | - |
Descrição: dc.description | As pessoas raramente viajam apenas para se locomover, mas para atender às suas necessidades. Nesse sentido, os modelos de viagens simples, amplamente utilizados em planos de transporte, não representam totalmente a realidade. Uma alternativa para melhorar o entendimento desse problema é o uso de modelos de encadeamentos de viagens. Existe um interesse em determinar quais variáveis são significativas para modelar o encadeamento de viagens e, portanto, a escolha do modo. No entanto, apesar dos esforços, os pesquisadores ainda têm que chegar a um acordo sobre os efeitos do uso do solo na cadeia de viagens. Assim, esse estudo tem como objetivo compreender a influência do ambiente construído em dois aspectos do comportamento de viagem: complexidade de encadeamento de viagens e escolha de modo em diferentes segmentos da população. Com os dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, foram formados seis grupos, três classes de renda divididas entre trabalhadores e não trabalhadores, resultando em um total de 30.871 viagens. Devido à natureza diferente dos dados, o comportamento de encadeamento de viagens foi modelado através de um modelo de logit ordenado e escolha de modo modelado através de um modelo de logit multinomial. Os resultados mostraram que o ambiente construído teve um efeito sobre o encadeamento de viagens, mas que diferentes classes são afetadas por diferentes variáveis. A diferença na renda média do destino de uma pessoa e sua casa é significativa entre as populações estudadas, indicando que o processo de encadeamento de viagens pode ser sensato para o quanto se pode pagar em uma região. Os resultados da escolha do modo mostraram que passeios com mais paradas tinham maior probabilidade de usar o carro em excesso de trânsito, mas não teve efeitos significativos na escolha de um modo ativo em vez de carro. Analisando ambos os resultados, a pesquisa conclui que grandes cadeias de viagens podem não estar apenas no domínio das viagens motorizadas. | - |
Descrição: dc.description | People seldom travel only for moving around, they travel to attend their needs. In this sense single trips models, used on transportation planning, cannot fully represent reality. Models that use chains of trips, also known as tours, may help to solve this problem and better understand mode choice, since literature shows that tours that start by car usually do not use other modes. There is an interest in determining what variables are significant for modeling trip chaining and therefore mode choice. However, despite the efforts, researchers still have to come to an agreement of the effects of land use on trip chaining. This study aims to further understand the influence of the built environment on two aspects of travel behavior: trip chaining complexity and mode choice across different populations. Using the data from the Federal District Urban Mobility Survey, six groups were formed, three income classes divided between workers and non-workers resulting in a total of 30,871 tours. Due to the different nature of data, the trip chaining behavior were modeled through a ordered logit model and mode choice modeled through a multinomial logit model. Results showed that the built environment had an effect on trip chaining, but that different classes are affected by different variables. Difference on the average income of the destination of a person and his home is significant across the studied populations, indicating that the trip chaining process might be sensible to how much one can afford in a region. The mode choice results showed that tours with more stops had a greater probability of using the car over transit, but it had no significant effects on choosing an active mode over car. By analyzing both results the research concludes that large trip chains may not be only in the realm of motorized travel. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente construído | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encadeamento de viagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viagens - comportamento | - |
Título: dc.title | The influence of the built environment on the trip chaining behavior of a Latin American city | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: