Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis Júnior, Dante Flávio da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Barbara Mayanne | - |
Autor(es): dc.creator | Figuereido, Evelyn L. Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:57:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:57:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33572 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896518 | - |
Descrição: dc.description | Ausente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência. | - |
Descrição: dc.description | Absent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | "Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia | - |
Título: dc.title | "Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: