Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Carrias, Eleazar Venancio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:57:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:57:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11992 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896488 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim, investigam-se como determinados estudantes homossexuais e transexuais da educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas no contexto das práticas de escolarização. Ainda, tomando-se como pressupostos epistemológicos o pós-estruturalismo e a Psicanálise, relaciona-se os processos de escolarização com a construção/constituição da identidade de gênero e conclui-se que as representações de gênero são, fundamentalmente, um investimento sobre o corpo no sentido de uma pretensa educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e educação | - |
Título: dc.title | Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: