Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
Autor(es): dc.creatorCarrias, Eleazar Venancio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11992-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896488-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim, investigam-se como determinados estudantes homossexuais e transexuais da educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas no contexto das práticas de escolarização. Ainda, tomando-se como pressupostos epistemológicos o pós-estruturalismo e a Psicanálise, relaciona-se os processos de escolarização com a construção/constituição da identidade de gênero e conclui-se que as representações de gênero são, fundamentalmente, um investimento sobre o corpo no sentido de uma pretensa educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade sexual-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise e educação-
Título: dc.titleRelações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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