Escolhas e ambigüidades : um estudo sobre o conhecimento comparativo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, José Guilherme de Lara-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Iansã Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:57:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:57:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896459-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2009.-
Descrição: dc.descriptionHipótese de Ignorância Comparativa (CIH) levantada por Fox e Tversky (1995) supõe que é possível induzir um indivíduo a sentir-se mais ou menos competente a respeito de um mesmo assunto apenas pela provisão dos parâmetros comparativos adequados. Nesse trabalho, dois experimentos foram realizados pela aplicação de questionários a 270 alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de estudar a capacidade de indução comparativa do conhecimento. No primeiro experimento, foi testada a CIH e, no segundo, buscou-se compreender o comportamento da memória comparativa dos agentes e os efeitos da comparação entre as loterias dentro do processo decisório. Os resultados obtidos, corroboram a hipótese testada - CIH. Além disso, observou-se que na presença de mais de um parâmetro comparativo, o primeiro parâmetro apresentado parece possuir um maior efeito indutivo, de forma que a inserção de novos parâmetros pode reduzir, mas não alterar o fluxo de indução gerado por ele. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe Comparative Ignorance Hypothesis (CIH) brought up by Fox and Tversky (1995) states that it is possible to induce an agent to feel either more or less competent about a certain event by the provision of the right comparison parameters. In this study we present two experiments which were applied to 270 students from the University of Brasília, aiming to better understand the comparative induction flow of knowledge. The first experiment tests the CIH on the same ground of Fox and Webers (2002) study 1. The second experiment deepens the understanding of the CIH by analyzing the agents comparative memorys behavior and the effect that lottery comparisons have over the decision making process. The results obtained corroborate the CIH and point that when more than one comparative parameter is set, the first one presented has a greater effect than the second. Therefore, the insertion of other parameters may reduce the comparative effect, but it does not reverse the induction course that is set by the first one.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAmbigüidade-
Palavras-chave: dc.subjectIgnorância comparativa-
Palavras-chave: dc.subjectFluxo do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento comparativo-
Título: dc.titleEscolhas e ambigüidades : um estudo sobre o conhecimento comparativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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