Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daroit, Doriana | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Pedro Artur Cruz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:57:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:57:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896381 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A busca por soluções para aos problemas enfrentados pelo Estado estão cada vez mais complexas. O descrédito da população na capacidade do Estado em oferecer respostas efetivas só aumenta. Com efeito, o sentimento das pessoas é o de não pertença, isto é, os cidadãos não sentem suas necessidades representadas nas políticas públicas propostas. Neste sentido, os teóricos do Design Thinking dizem buscar, dentre outras coisas, inverter esta lógica de não pertencimento. Com o interesse focado no ser-humano, propõem que esta abordagem seja uma das formas de gestão que possibilite diminuir os problemas no setor público. O Projeto Talentos Cesas (PTC) ocorre em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede pública do Distrito Federal que oferta cursos profissionalizantes. Este trabalho tem como objetivo perceber como a Gestão Design Thinking vem sendo utilizada no PTC visando a possibilidade de se pensar inovação no setor público. Os principais resultados são encontrados na correlação entre os valores estabelecidos pelo projeto e dos usuários-cidadãos dos cursos oferecidos. | - |
Descrição: dc.description | The problems faced by the State are becoming increasingly complex to solve: Water crisis, urban violence, labor automation, budget constraints, quality education, etc. In addition, there has also been a growing discredit on the state's ability to perceive and respond to these same problems. In effect, the feeling that permeates these proposals is that of nonmembership, that is to say, citizens do not feel their needs and aspirations represented in the propositions made. In this sense, theorists of Design Thinking applied to the public sector say they seek to reverse this logic. Starting from an interest focused on the human being, what they propose is that this approach is a way of treating the subject in such a way as to eliminate these problems mentioned. A project established in a school of Young and Adults Education of the public school network of the Federal District that offer professional education. This work aims to understand how the Management Design Thinking has been used in the Talent CESAS Project - PTC aiming at the possibility of thinking about innovation in the public sector. The main results are found in the correlation between the values established by the project and the users-citizens of the courses offered. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação em serviços públicos | - |
Título: dc.title | Gestão do design no setor público : o caso do projeto talentos CESAS | - |
Título: dc.title | Management of design in the public sector : the case of the talent project CESAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: