Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Roberto Campos da Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, João Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:57:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:57:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896324 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Esta Dissertação tem por objetivo avaliar, sob a perspectiva da Gestão do Conhecimento Estratégico - GCE, o aprimoramento de estrategistas e decisores novatos, por meio da transmissão do conhecimento por parte dos estrategistas e decisores experientes no âmbito do Centro de apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT. Foi adotado como referencial metodológico o Sistema de Aprimoramento de Estrategistas e Decisores Novatos - SAEDN, o qual faz parte do Sistema de Gestão do Conhecimento Estratégico - SGCE. A justificativa para o estudo está na necessidade de aprimoramento dos estrategistas e decisores novatos existentes no Centro de apoio o Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT-UnB. A pesquisa visa propor, como principal resultado, iniciativas que possibilitem a existência de um ambiente propício à transferência de conhecimento entre os estrategistas e decisores experientes e novatos existentes no CDT. Focando-se no resultado mencionado anteriormente, buscou-se realizar a triangulação do SAEDN com as metodologias Learning Style Inventory - LSI e Janela de JOHARI. Os resultados da pesquisa apontam as seguintes conclusões: o aprendizado organizacional requer a transferência e o compartilhamento do conhecimento entre os profissionais envolvidos no processo; bem como o seu registro. Concluiu-se que para a efetiva implantação da gestão do conhecimento deve-se considerar fatores críticos, tais como: cultura organizacional, apoio da direção da empresa e a existência dos sistemas constituintes do SAEDN, a saber: socialização e a existência de uma base de conhecimento explícito que possa ser acessível aos profissionais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to evaluate the perspective of Knowledge Management Strategy - KMS, the improvement of strategists and decision makers beginners, through the transmission of knowledge by experienced strategists and decision makers within the Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT-UnB. Was adopted as a methodology the Sistema de Aprimoramento de Estrategistas e Decisores Novatos - SAEDN, which is part of the Sistema de Gestão do Conhecimento Estratégico – SGCE. The rationale for the study is in need of improvement makers and strategists beginners existing support center in the Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT-UnB. The research proposes as a main result, initiatives that allow the existence of an environment conducive to knowledge transfer between the strategists and decision makers experienced and novice existing CDT. Focusing on the outcome mentioned earlier, we attempted to perform the triangulation of the methodologies SAEDN, Learning Style Inventory - LSI and Johari Window. The survey results suggest the following conclusions: organizational learning requires the transfer and knowledge sharing among professionals involved in the process, as well as its record. It was concluded that for effective implementation of knowledge management should consider critical factors such as organizational culture, support of company management and the existence of systems SAEDN constituents, namely socialization and the existence of an explicit knowledge base that can be accessible to professionals. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento estratégico | - |
Título: dc.title | Aprimoramento de estrategistas e decisores novatos : a gestão do conhecimento estratégico aplicada ao centro de apoio ao desenvolvimentoa tecnológico da Universidade de Brasília | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: