Uso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Clarissa Nogueira-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:57:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:57:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33398-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896247-
Descrição: dc.descriptionEste estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.-
Descrição: dc.descriptionThis study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student’s creativity and motivation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) - License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleUso da tecnologia na prática pedagógica : influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental-
Título: dc.titleUse of technology in teaching practice : influence on elementary school students’ creativity and motivation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.