Astronomia no ensino médio : um mini-planetário como recurso instrucional para a compreensão da dinâmica celeste

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaranjeiras, Cássio Costa-
Autor(es): dc.creatorLeão, Demetrius dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:57:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:57:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896243-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta os resultados da utilização de um material didático chamado mini-planetário (MP) para ensino de uma diversidade de conhecimentos relacionados ao movimento aparente das estrelas. Utilizando como bases a pedagogia dialógica de Paulo Freire, a epistemologia de Gaston Bachelard e os pressupostos cognitivos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, foi desenvolvida uma intervenção, na disciplina de Física, junto a um grupo de estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular do Distrito Federal, na qual esses estudantes tiveram aulas de Astronomia em que foi realizada a montagem e utilização desse recurso instrucional para uma sessão de planetário no interior de uma pequena tenda escurecida. Os resultados do Teste Posterior e da Avaliação da Metodologia, submetidos a uma análise de conteúdo, indicaram que esses alunos apresentaram um enriquecimento conceitual em Astronomia, além deles demonstrarem expressiva empolgação com o projeto, no qual foi mencionado a interatividade das aulas e a sessão de planetário como os fatores que mais agradaram nessa proposta. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the results of the use of a courseware called mini-planetarium (MP) for teaching a variety of skills related to the apparent movement of the stars. Using as bases dialogical pedagogy of Paulo Freire, the epistemology of Gaston Bachelard and assumptions Cognitive Theory of Meaningful Learning of David Ausubel, an intervention was developed in the discipline of physics, with a group of students of the First Year of High School a private school in the Federal District, in which these students had classes of Astronomy, which underwent assembly and use of instructional resources for a planetarium show inside a small tent darkened. Test Results and Subsequent Evaluation Methodology, submitted to a content analysis showed that these students presented a conceptual enrichment in Astronomy, beyond them demonstrate significant excitement about the project, which was mentioned in the interactive lessons and planetarium show as the factors that most pleased that proposal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica celeste-
Palavras-chave: dc.subjectPlanetários-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Título: dc.titleAstronomia no ensino médio : um mini-planetário como recurso instrucional para a compreensão da dinâmica celeste-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.