Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Maria de Fátima Guerra de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Anatália Dejane Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:57:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:57:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/896211 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho buscamos avaliar como o curso de Pedagogia tem contribuído na formação para a docência na educação infantil. Tendo como referência a Pedagogia da Educação Infantil, esta questão foi desdobrada na análise dos seguintes pontos: o sentido da qualidade na docência desta etapa da educação básica, as concepções de docência presentes nos documentos que institucionalizam a formação em pedagogia e, ainda, os sentidos atribuídos à docência na educação infantil no processo de formação e atuação do pedagogo e pedagoga. No percurso metodológico com abordagem qualitativa, a pesquisa foi delineada por um estudo de caso do tipo etnográfico. Nele, avaliamos um curso de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Magistério do Ensino Fundamental nas Séries Iniciais de uma universidade pública em um dos estados do nordeste. Trabalhamos com os seguintes instrumentos: análise documental, grupo focal, entrevistas semi-estruturadas e observação em três instituições públicas de educação infantil. Os dados foram tratados na perspectiva da análise do conteúdo em dois momentos: análise documental e triangulação das fontes. Pelas informações encontradas ao longo da investigação, vimos que, da forma como está organizado o projeto do curso de Pedagogia, não são favorecidas as condições de formação necessárias para a construção do sentido de docência na educação infantil na perspectiva da organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional. Num currículo constituído para formar competências, este curso de Pedagogia proporciona o estudo de conteúdos da escola prescritos pelo currículo oficial do ensino fundamental como orientação para o trabalho na educação infantil. As disciplinas de metodologia de ensino estão consideradas como o espaço de definição do conteúdo da formação, cuja aplicabilidade se dá na pré-escola, reconhecendo a sala de aula como o lócus de exercício da docência. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In this work we developed a study which discussed the pedagogue’s formation to teaching infantile education. We sought evaluate how Pedagogy’s course has contributed formation to teaching infantile education. Having Infantile Education’s Pedagogy as reference, the question above was unbended on the analysis of the following points: the meaning of quality on infantile education, the teaching concepts present on documents that institutionalized pedagogue’s formation to infantile education and also the infantile education attributed meanings during the process of formation and actuation of the pedagogues. On the methodologic path of the qualitative approach research, designed by a ethnographic study of case, we evaluated a Pedagogy’s course which has Infantile Education and Teaching Fundamental Education for the first years in a public university in one of the North East states. As research instruments, we worked with documental analysis, focal groups, well-based interviews and also, observation in three infantile education public institutions. The collected data were worked on the content analysis perspective in two moments: documental analysis and sources triangulation. By the found data trough the investigation, we saw that, in the way that the Pedagogy’s course project is organized, it doesn’t help the formation conditions necessaries to the construction of teaching infantile education on the pedagogic work’s organization and educational management perspective. In a curriculum made up to build abilities, is important to say that Pedagogy’s course offers Scholl contents study prescribed by the official curriculum of fundamental education as a guideline to infantile education pedagogue’s work. In the course, the teaching methodologies disciplines are considerate as the formation’s contents of definition’s space, whose applicability happens on preschool, having the study room for locus of this pedagogue’s teaching graduated by this ability. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade (Educação) | - |
Título: dc.title | A formação em pedagogia para a docência na educação infantil : em busca do sentido da qualidade | - |
Título: dc.title | The pedagogue’s formation to teaching infantile education : looking for quality sense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: